Mercedes-Benz apresenta fortes resultados em 2022
17/02/2023
A atenção redobrada da Mercedes-Benz Group AG nos veículos ligeiros de passageiros de segmento superior, combinada com um controlo apertado dos custos, ajudou a aumentar o EBIT em 28 % para 20.5 mil milhões de euros (2021: 16.0 mil milhões de euros) no ano transato, superando um aumento de 12 % das receitas para 150.0 mil milhões de euros (2021: 133.9 mil milhões de euros) durante o mesmo período.
No seu primeiro ano após a separação da Daimler Truck, a Mercedes-Benz Group AG continuou a sua transformação entre desafios geopolíticos e macroeconómicos. Os fortes resultados salientam a melhoria da rentabilidade, mesmo quando a pandemia COVID-19, os estrangulamentos da cadeia de abastecimento de semicondutores e as consequências da guerra da Rússia contra a Ucrânia continuaram a afetar as atividades.
Mercedes-Benz Group* |
4T 2022 |
4T 2021 |
Variação 22/21 |
Ano Completo 2022 |
Ano Completo 2021 |
Variação 22/21 |
Receitas** |
41.003 |
35.240 |
+16% |
150.017 |
133.893 |
+12% |
EBIT** |
5.411 |
4.115 |
+31% |
20.458 |
16.028 |
+28% |
EBIT ajustado** |
5.071 |
5.044 |
+1% |
20.655 |
17.158 |
+20% |
Lucro/prejuízo líquido** |
4.027 |
2.477 |
+63% |
14.809 |
11.050 |
+34% |
Fluxo de caixa (atividade industrial)** |
2.479 |
1.421 |
+74% |
8.128 |
7.880 |
+3% |
Fluxo de caixa (atividade industrial) ajustado** |
2.706 |
1.615 |
+68% |
9.294 |
10.125 |
-8% |
Resultados por ação em EUR |
3,72 |
2,24 |
+66% |
13,55 |
10,00 |
+35% |
* das operações contínuas
** em milhões de euros
Aceleração da transformação
A Mercedes-Benz expandiu a sua oferta de veículos elétricos a bateria para 9 modelos, incluindo o novo EQS SUV e o EQE SUV. Para aumentar o volume de fabrico de veículos de emissões zero, a rede de produção da divisão Mercedes-Benz Cars foi reequipada, tendo sido também estabelecidos novos acordos com fornecedores. A Mercedes-Benz irá obter células de bateria a partir de uma nova fábrica construída pela Contemporary Amperex Technology Co., Ltd (CATL) em Debrecen, na Hungria. Foi assinado um acordo para o fornecimento anual de uma média de 10,000 toneladas de hidróxido de lítio pela start-up germano-canadiana Rock Tech Lithium Inc. Adicionalmente, a Mercedes-Benz anunciou planos para o lançamento de uma rede mundial de carregamento de alta potência que estará presente em toda a América do Norte, Europa, China e em outros mercados importantes para a empresa.
Investimentos, fluxo de caixa e liquidez
O fluxo de caixa da atividade industrial aumentou 8.1 mil milhões de euros
(2021: 7.9 mil milhões de euros). A liquidez da atividade industrial aumentou para 26.6 mil milhões de euros (final de 2021: 21.0 mil milhões de euros). Os investimentos do grupo em propriedades, fábricas e equipamentos no ano completo totalizaram 3.5 mil milhões de euros (2021: 4.6 mil milhões de euros*). Os gastos em investigação e desenvolvimento atingiram os 8.5 mil milhões de euros (2021: 9.1 mil milhões de euros*).
*Em 2021, as atividades dos veículos pesados da Daimler estão incluídas até à data da separação
Resultados por divisão
Num ambiente macroeconómico desafiante, a divisão Mercedes-Benz Cars vendeu 2,040,719 veículos (+5 %). Em conformidade com as estratégias de concentração nos veículos elétricos, a Mercedes-Benz registou fortes vendas de veículos elétricos a bateria com 149,227 unidades, incluindo os modelos da marca smart (+67 %). As vendas do segmento superior aumentaram 8 % impulsionadas pelo Classe S (+6 %) e também pelo totalmente elétrico EQS, com mais de 23,400 veículos vendidos. O quarto trimestre assinalou o melhor trimestre de vendas deste porta-estandarte totalmente elétrico. Adicionalmente, a Mercedes-Maybach alcançou um novo registo anual com uma subida das vendas de 41 %. As fortes vendas do Classe C, do mais vendido GLC e do novo EQE levaram a um aumento das vendas do segmento de luxo essencial de 9 %. O retorno das vendas ajustado da divisão Mercedes-Benz subiu 14.6 % face aos 13.1 % do período transato.
No quarto trimestre, as decisões tomadas para efetuar pagamentos a uma seleção de fornecedores e o impacto do designado “bónus de compensação da inflação” para determinados funcionários na Alemanha resultaram num ligeiro impacto negativo e num retorno das vendas ajustado ainda elevada de 13.4 %.
Veículos Ligeiros Mercedes-Benz |
4T 2022 |
4T 2021 |
Variação 22/21 |
Ano Completo 2022 |
Ano Completo 2021 |
Variação 22/21 |
Vendas unitárias |
536.181 |
500.421 |
+7 % |
2.040.719 |
1.943.930 |
+5% |
de veículos xEV |
111.046 |
89.161 |
+25% |
333.490 |
271.847 |
+23% |
de veículos BEV |
53.539 |
31.676 |
+69% |
149.227 |
89.571 |
+67% |
Receitas* |
30.557 |
25.380 |
+20% |
111.601 |
96.712 |
+15% |
EBIT* |
4.243 |
3.838 |
+11% |
16.340 |
12.487 |
+31% |
EBIT ajustado* |
4.088 |
3.988 |
+3% |
16.245 |
12.689 |
+28% |
Retorno de vendas em % |
13,9 |
15,1 |
-1.2 % |
14,6 |
12,9 |
+1.7 % |
Retorno de vendas ajustado em % |
13,4 |
15,7 |
-2.3 % |
14,6 |
13,1 |
+1.5 % |
Fluxo de caixa antes de juros e impostos* |
3.104 |
1.533 |
+102% |
10.718 |
9.344 |
+15% |
Fluxo de caixa antes de juros e impostos ajustado* |
3.233 |
1.646 |
+96% |
11.413 |
10.714 |
+7 % |
Taxa de conversão de caixa ajustada |
0,8 |
0,4 |
- |
0,7 |
0,8 |
- |
* em milhões de euros
As vendas da Mercedes-Benz Mobility diminuíram para 58.0 mil milhões de euros (2021: 63.6 mil milhões de euros). Contudo, as vendas no ano anterior incluíram as atividades da Daimler Trucks & Buses, que ainda não tinha sido separada. No final de 2022, o volume de contratos atingiu os 132.4 mil milhões de euros e ficou desta forma ao mesmo nível do ano transato (2021: 133.7 mil milhões de euros). No que diz respeito a financiamento para a compra e leasing de veículos elétricos e híbridos, a Mercedes-Benz Mobility registou um aumento significativo do volume de contratos comparativamente ao final do ano transato. No total, o EBIT ajustado de 2022 diminuiu para 2.4 mil milhões de euros (2021: 3.4 mil milhões de euros), tendo sido impulsionado pelo aumento do custo do risco de crédito causado por uma perspetiva económica moderada bem como pelos custos de refinanciamento superiores e pelos menores volumes após a separação da Daimler Truck. Consequentemente, o retorno das vendas ajustado foi inferior ao nível do ano transato com 16.8 % (2021: 22.0 %).
Mercedes-Benz Mobility |
4T 2022 |
4T 2021 |
Variação 22/21 |
Ano Completo 2022 |
Ano Completo 2021 |
Variação 22/21 |
Receitas* |
6.858 |
7.246 |
-5% |
26.954 |
27.941 |
-4% |
Novas vendas* |
15.121 |
15.043 |
+1% |
58.031 |
63.631 |
-9% |
Volume de contratos (31 de dezembro)* |
132.379 |
133.687 |
-1% |
132.379 |
133.687 |
-1% |
EBIT* |
494 |
882 |
-44% |
2.428 |
3.493 |
-30% |
EBIT ajustado* |
494 |
885 |
-44% |
2.428 |
3.449 |
-30% |
Retorno de capital em % |
14,0 |
21,6 |
-7.6 % |
16,8 |
22,3 |
-5.5 % |
Retorno de capital ajustado em % |
14,0 |
21,7 |
-7.7 % |
16,8 |
22,0 |
-5.2 % |
* em milhões de euros
Dividendo e recompra de ações
Na assembleia geral anual a 3 de maio de 2023, o conselho de administração e o conselho de supervisão irão propor um dividendo de €5.20 por ação (2021: €5.00). Para 2022, o pagamento total totalizaria 5.6 mil milhões de euros (2021: 5.35 mil milhões de euros).
Para otimizar a estrutura de capital da empresa e para criar valor para os acionistas, a Mercedes-Benz anunciou uma recompra de ações de até 4 mil milhões de euros (excluindo custos acessórios) no mercado acionista durante um período de até dois anos. As ações recompradas devem ser subsequentemente canceladas. Com base no forte desempenho operacional e na forte geração contínua de liquidez, o programa está previsto começar em março de 2023. A recompra será financiada pelo futuro excesso de fluxo de caixa livre esperado da Mercedes-Benz e é totalmente compatível com as prioridades estratégicas da empresa e com a sua política de dividendos. A Mercedes-Benz mantém o compromisso com uma forte notação de crédito de grau de investimento e tem como alvo uma notação A pelas principais agências. Mais detalhes sobre o programa de recompra de ações serão anunciados separadamente antes do início do programa.
Perspetivas
A economia global depara-se com um grau de incerteza excecional relativamente aos desenvolvimentos geopolíticos e macroeconómicos como a guerra na Ucrânia, o desenvolvimento das trocas comerciais entre a China, a União Europeia e os Estados Unidos, e o rumo da pandemia COVID-19. Estes fatores podem causar um impacto nas cadeias de fornecimento e no desenvolvimento dos preços das matérias-primas e da energia. Além disso, a contínua pressão inflacionária extremamente elevada para os consumidores e as empresas e os aumentos das taxas de juro pelos respetivos bancos centrais, e ainda um abrandamento mais pronunciado da economia, tornam o panorama mais difícil. A escassez de semicondutores a nível mundial está a diminuir, embora subsistam problemas individuais a causar restrições de fornecimento.
Procura global: na Europa, as encomendas são recebidas mais lentamente, contudo o banco de encomendas apoia as vendas durante o primeiro semestre do ano. Nos Estados Unidos regista-se uma procura a um bom nível. Na China, o efeito COVID-19 no quarto trimestre originou uma queda do sentimento no primeiro trimestre. Indicações preliminares revelam que o entusiasmo deverá regressar após o novo ano chinês.
Perspetivas de vendas: empresa prevê vendas unitárias da divisão Mercedes-Benz Cars ao nível do ano transato. No total, as vendas de veículos do segmento superior devem ficar ligeiramente acima das do ano anterior, graças ao lançamento de novos modelos, incluindo o novo EQS SUV e mais tarde o Mercedes-Maybach EQS SUV. Prevê-se que as vendas de veículos elétricos a bateria praticamente dupliquem. O retorno de vendas ajustado deverá situar-se entre os 12 e os 14 %. A variação do preçário líquido deverá ser ligeiramente positiva. Os pressupostos atuais visam compensar os aumentos de custos relacionados com a inflação, as interrupções da cadeia de fornecimento e as taxas únicas de mercadorias. Prevê-se uma ligeira descida do negócio de veículos usados face a 2022. Os gastos com investigação e desenvolvimento devem ser ligeiramente superiores aos do ano transato. Os investimentos em fábricas e equipamentos devem ser ligeiramente superiores, devido principalmente à plataforma MMA.
O volume do portfólio da Mercedes-Benz Mobility deverá ser ligeiramente inferior. O retorno de capital ajustado deverá situar-se entre os 12 e os 14 % em 2023. Isto inclui aumentos nos gastos operacionais na rede global de carregamento recentemente anunciada.
A Mercedes-Benz Group prevê que as receitas do Grupo em 2023 tenham um registo ao nível do ano anterior. Num ambiente de mercado que continua desafiante, o Grupo espera que o EBIT seja ligeiramente inferior ao do ano anterior, com base no desenvolvimento dos segmentos. A Mercedes-Benz Group prevê um fluxo de caixa da atividade industrial de 2023 ao nível do do ano anterior. Estão previstos pagamentos de impostos superiores face aos do ano transato.
A Mercedes-Benz Group prevê que as emissões médias de CO2 do seu portfólio de novos veículos ligeiros de passageiros na Europa (União Europeia, Noruega e Islândia) para 2023 diminuam significativamente face aos valores do ano anterior. Com a expansão adicional do portfólio de veículos elétricos, pode assumir-se que os requisitos de CO2 na Europa serão cumpridos em 2023.