Mercedes-Benz de acordo com a norma Euro 6d-TEMP
03/07/2019
Um vasto portfólio de veículos no mercado que já respeitam a nova norma, obrigatória a partir de 1.1.2019
Níveis significativamente baixos de emissões de NOx são uma característica dos veículos homologados em conformidade com a norma Euro 6d-TEMP. Todos os novos veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz respeitam este requisito. Além disso, atualmente a Mercedes-Benz tem um vasto portfolio de veículos no mercado que já respeitam a norma Euro 6d ainda mais exigente que será obrigatória a partir de 01.01.2020.
A decisão tomada no início da década para desenvolver uma geração totalmente nova de motores Diesel está a gerar dividendos. As inovadoras tecnologias implementadas durante o processo asseguram baixas emissões de NOx. Com a transição para a nova geração de motores, os novos veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz já respeitam a norma Euro 6d-TEMP ou Euro 6d.
Mercedes-Benz C 300 d - ‘Mr Clean’
De acordo com a atual edição da revista especializada em automóveis "Auto Motor und Sport", as emissões em doze veículos testados de diferentes marcas mostram que o Mercedes-Benz Classe C 300 d Station (consumo de combustível em ciclo combinado: 5.6-5.0 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 147-133 g/km), praticamente não emitiu NOx. Os veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz equipados com a mais recente tecnologia Diesel atingem valores médios de 20 a 30 mg/km de NOx nas condições RDE.
No que diz respeito às emissões de óxido de azoto dos veículos Diesel dos diferentes fabricantes, o ADAC afirma: "Os motores Diesel Euro-6d-TEMP emitem, em média, menos 76% de NOx do que os motores Diesel Euro-6b, e menos 85% do que os motores Diesel Euro-5.
A norma Euro 6d é ainda mais exigente devido às suas menores tolerâncias de medição. A Mercedes-Benz iniciou uma ofensiva a nível de motores em 2016, que incluiu os novos motores Diesel de quatro cilindros (OM 654 e OM 654q) bem como os motores Diesel de seis cilindros em linha (OM 656). Com esta base, que está associada a investimentos de cerca de três mil milhões de euros, um vasto conjunto de modelos Diesel Mercedes-Benz, desde o Classe A ao GLS, já respeitam atualmente a norma Euro 6d.
Informação adicional
As medições em laboratório de acordo com o WLTP são suplementadas pelo designado teste RDE (Real Driving Emissions). As emissões de poluentes (incluindo o óxido de azoto e as partículas) são medidas nos veículos diretamente na estrada e o cumprimento dos limites com os fatores de conformidade é verificado.
O seguinte gráfico ilustra o grau de complexidade destas medições:
A Mercedes-Benz não só evita a formação de emissões de partículas, como também utiliza tecnologia altamente complexa de controlo de emissões. O sistema de controlo de emissões, instalado junto ao motor, apresenta baixas perdas térmicas e as suas condições de funcionamento são extremamente favoráveis na vasta maioria das situações de utilização. As medidas adicionais incluem:
- recirculação dos gases de escape de alta e de baixa pressão, incluindo arrefecimento.
- um catalisador de oxidação Diesel (DOC) para evitar a emissão de monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) não queimados.
- um filtro de partículas para capturar as partículas de fuligem combinado com a função catalítica SCR (sDPF).
- um catalisador SCR (redução catalítica seletiva) para reduzir os óxidos de azoto. Para esta finalidade, é injetado amoníaco na forma de AdBlue® nos gases de escape, sendo estes últimos condicionados antes de entrarem no sDPF,
- um catalisador adicional (SCR) com revestimento catalisador de amoníaco não reagido (ASC) por debaixo do piso do veículo.
Portfolio de produtos Mercedes-Benz de acordo com a norma Euro 6d:
Modelo |
Consumo de combustível em ciclo combinado (l/100 km)[1] |
Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km)1 |
A 200 d |
4.3-4.0 |
113-107 |
A 220 d |
4.5-4.3 |
118-114 |
B 200 d |
4.5-4.2 |
119-112 |
B 220 d |
4.5-4.4 |
119-116 |
CLA 200 d Coupé |
4.4-4.1 |
115-109 |
CLA 220 d Coupé |
4.4-4.2 |
117-110 |
CLA 200 d Shooting Brake |
4.5-4.2 |
118-111 |
CLA 220 d Shooting Brake |
4.5-4.4 |
119-115 |
GLC 200 d 4MATIC |
5.4-5.2 |
144-137 |
GLC 220 d 4MATIC |
5.4-5.2 |
144-137 |
GLC 300 d 4MATIC |
5.9-5.7 |
157-151 |
GLC 200 d 4MATIC Coupé |
5.5-5.2 |
145-137 |
GLC 220 d 4MATIC Coupé |
5.5-5.2 |
145-137 |
GLC 300 d 4MATIC Coupé |
6.0-5.8 |
159-152 |
GLE 350 d 4MATIC |
7.5-7.0 |
198-184 |
GLE 400 d 4MATIC |
7.5-6.9 |
199-184 |
GLS 350 d 4MATIC |
7.9-7.6 |
208-200 |
GLS 400 d 4MATIC |
7.9-7.6 |
208-201 |
[1] Os valores declarados são os valores "NEDC de CO2" medidos de acordo com o Nº 1 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. Os valores do consumo de combustível foram calculados com base nestes valores. Poderá ser aplicado um valor superior como base de cálculo do imposto de circulação automóvel.
Já nos segue nas redes sociais? Siga-nos no Facebook e no Instagram.