Mercedes-Benz EQC 4x4² para os mais aventureiros
13/10/2020
Com uma aparência musculada e tecnologia voltada para o futuro: o EQC 4x4² mostra que a eletrificação na Mercedes-Benz vai além das estradas convencionais. Uma equipa de engenheiros da Marca criou recentemente esta plataforma de tecnologia elétrica com base no EQC 400 4MATIC (consumo de energia combinado: 21,3-20,2 kWh / 100 km; emissões de CO2 combinadas: 0 g / km).
O EQC 4x4² é um automóvel elétrico para extremos. A Marca de Estugarda quer testar os limites com este veículo e mostrar que a e-mobilidade não precisa ser apenas urbana, mas também é possível fora de estrada. Este one-off, ou estudo, foi desenvolvido por uma equipa especializada sob a orientação do engenheiro Jürgen Eberle, que já desenvolveu o E 400 All-Terrain 4x4². "O nosso objetivo é combinar o luxo moderno e a sustentabilidade, mas com um apelo emocional. O EQC 4x4² mostra como a mobilidade sustentável pode ser agradável e divertida de conduzir.”
Este estudo pretende acima de tudo ser uma plataforma tecnológica, demonstrando que o amor pela aventura pode ser combinado com um estilo de vida único e sustentabilidade associada. Pode ser conduzido em regiões desérticas, terrenos rochosos ou mesmo possível passar riachos. Além de uma aparência única, robusta e confiante, tem, é claro, o nível de conforto inerente à Mercedes-Benz.
Alguns destaques técnicos:
|
|
EQC 4x4² |
EQC 400 4MATIC |
Ângulo de ataque |
Graus |
31.8 |
20.6 |
Ângulo de saída |
Graus |
33.0 |
20.0 |
Ângulo Ventral |
Graus |
24.2 |
11.6 |
Altura ao solo |
mm |
293 |
140 |
Vau |
mm |
400 |
250 |
Outro destaque relevante é a experiência sonora. A produção acústica é composta por sons que dão ao condutor um feedback sobre a disponibilidade do sistema e do estacionamento do veículo, além de um som de direção interativo. É influenciado por vários parâmetros, como a posição do pedal do acelerador, velocidade ou recuperação de energia.
O EQC de produção usa o gerador de ruído externo (Acoustic Vehicle Alert System, AVAS), exigido por lei, para reproduzir os sons. O EQC 4x4² possui um AVAS mais potente composto especificamente para este modelo, utilizando os faróis como “alto-falantes” externos para esse fim. Os especialistas em som da Mercedes-Benz fizeram uso criativo do espaço existente na zona dos faróis para criarem o "alto-falante".
O EQC 4x4² é assim o terceiro modelo da família 4x4² da Mercedes-Benz. O G 500 4x4² foi o primeiro a ser construído e produzido em série a partir de setembro de 2015, seguido em 2017 pelo estudo E 400 All-Terrain 4x4.