Novo Mercedes-Maybach Classe S
19/11/2020
Uma nova definição de luxo
Desde o lançamento de mercado em 2015 foram vendidas cerca de 60.000 unidades do Mercedes-Maybach Classe S em todo o mundo. Em 2019, com cerca de 12.000 unidades, foram vendidos mais modelos Mercedes-Maybach Classe S do que em qualquer ano anterior. Juntamente com a China, os principais mercados nos anos recentes foram a Rússia, a Coreia do Sul, os EUA e a Alemanha. O novo Mercedes-Maybach Classe S está preparado para dar continuidade a esta história de sucesso. Combina a perfeição e as soluções tecnologicamente modernas do porta-estandarte Mercedes-Benz Classe S, com a exclusividade e a tradição da Maybach. A distância entre eixos 18 cm superior comparativamente à versão longa do Mercedes-Benz Classe S beneficia claramente os ocupantes do compartimento traseiro. Graças aos bancos Executive, de série, e ao pack Chauffeur, o compartimento traseiro torna-se um local confortável para trabalhar e também para repousar. São complementados por detalhes exclusivos como as grandes superfícies de revestimento no lado posterior dos bancos dianteiros e entre os dois passageiros traseiros. Na Europa, os primeiros exemplares chegarão aos concessionários no verão de 2021.
O Mercedes-Maybach Classe S (comprimento/largura/altura: 5469/1921/1510 milímetros) é um clássico modelo de três volumes. Os elementos distintivos na secção dianteira incluem o capot característico com uma lamela cromada e a grelha do radiador Mercedes-Maybach. Esta última distingue-se facilmente pelas suas aletas verticais e tridimensionais. A insígnia MAYBACH é elegantemente integrada no adorno cromado da grelha. As portas traseiras são mais largas do que as dos seus modelos irmãos, enquanto os pilares C integram um vidro de custódia fixo. A exclusividade é enfatizada pelo logótipo de marca Maybach no pilar C. O Mercedes-Maybach Classe S pode ser equipado com portas traseiras de conforto operadas eletricamente.
Como opção, a aparência de exclusividade do Mercedes-Maybach Classe S pode ser reforçada através de uma pintura de duas tonalidades com linha divisória. Esta é aplicada à mão de acordo com os mais exigentes critérios de qualidade. A revolucionária tecnologia de iluminação DIGITAL LIGHT dos faróis está disponível como equipamento opcional, e permite utilizar funções novas como, por exemplo, a projeção de marcas auxiliares ou sinais de aviso na estrada em frente ao modelo. Em cada farol, o sistema DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por 1.3 milhões de micro espelhos.
O interior: amplo espaço e excelente conforto no compartimento traseiro
O interior do Mercedes-Maybach Classe S tem por base o revolucionário design interior do novo Mercedes-Benz Classe S. O visual esculpido do tablier, a consola central e o apoio de braços aparentam flutuar numa paisagem interior em expansão. No Mercedes-Maybach Classe S, também os equipamentos de luxo digitais e analógicos são harmoniosamente combinados. Estão disponíveis até cinco ecrãs. De série, o modelo está equipado com um ecrã central OLED de 12.8 polegadas, que constitui a interface do utilizador para o controlo das inúmeras funções tecnologicamente avançadas. Está disponível como equipamento opcional um ecrã do painel de instrumentos de 12.3 polegadas, com representação tridimensional dos outros utentes da via, profundidade pronunciada e efeitos de tonalidades.
O visual distintivo do ecrã do painel de instrumentos, no modo Exclusive, realça o estatuto especial do Mercedes-Maybach. Os adornos dos instrumentos analógicos têm a cor da marca rosé gold.
Esta cor também é utilizada na iluminação ambiente ativa (equipamento opcional), designadamente na faixa de luz LED animada com as funções inteligentes de conforto e de segurança. O interior também está equipado com uma função adicional na forma do esquema de iluminação "Rear Welcome". Com o Mercedes-Maybach é estreada a iluminação traseira adaptativa. Este equipamento destina-se a satisfazer as várias pretensões dos ocupantes. Além da intensidade de iluminação, a dimensão e a posição do projetor de luz podem ser ajustadas. Está também disponível uma ampla gama de regulação entre luz de trabalho rigorosa e luz ambiente relaxante.
O interior do modelo também está plenamente equipado com elementos de luxo clássico. Os novos equipamentos incluem as grandes superfícies de revestimento nos bancos dianteiros. Elementos em madeira de elevada qualidade revestem o lado posterior dos encostos dos bancos dianteiros. Em combinação com o compartimento traseiro de primeira classe, o modelo está equipado com uma igualmente atraente secção de revestimento posicionada entre os dois passageiros traseiros. A distância entre eixos 18 cm superior comparativamente à versão longa do Mercedes-Benz Classe S beneficia claramente os ocupantes do compartimento traseiro.
Comparativo das principais dimensões:
|
|
Mercedes-Maybach Classe S (Z 223) |
Classe S versão longa (V 223) |
Classe S (W 223) |
Comprimento |
mm |
5469 |
5289 |
5179 |
Largura |
mm |
1,921 |
1.954/1.921[1] |
1.954/1.9211 |
Altura |
mm |
1510 |
1503 |
1503 |
Distância entre-eixos |
mm |
3396 |
3216 |
3106 |
Os bancos traseiros individuais Executive equipados de série e o pack Chauffeur são uma clara indicação em como o proprietário de um Mercedes-Maybach Classe S irá normalmente acomodar-se no compartimento traseiro. O ocupante pode ajustar o assento e o encosto do banco Executive de forma independente. A utilização do poisa-pés no banco dianteiro e o apoio das pernas eletricamente extensível permite criar uma superfície inclinável contínua e confortável para uma agradável posição de dormida. O curso de regulação do apoio das pernas foi estendido em aproximadamente 50 mm comparativamente ao modelo antecessor. A função de massagem do apoio dos gémeos integrada no pack Seating Comfort dos bancos traseiros é outro equipamento novo. O aquecimento do pescoço/ombros no banco traseiro é outra funcionalidade de conforto.
O sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) permite uma utilização ainda mais personalizada e intuitiva
A segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), lançada em 2018, foi estreada no novo Classe S. A funcionalidade exclusiva do MBUX corresponde à sua ligação em rede com uma ampla gama de sistemas e de sensores do veículo. Até cinco ecrãs de alto brilho, alguns com tecnologia OLED, permitem uma maior facilidade de controlo do veículo e das suas funções de conforto. As possibilidades de personalização e operação intuitiva foram extremamente alargadas. Como opção, o Mercedes-Maybach Classe S também pode ser equipado com o Assistente de Interior do MBUX no compartimento traseiro.
O Assistente de Interior do MBUX reconhece várias intenções dos ocupantes. De modo a assistir os ocupantes com funções automáticas do veículo em função da situação do momento, o sistema reconhece a direção do olhar, os gestos com as mãos e a linguagem corporal dos ocupantes. O Mercedes-Maybach Classe S também pode reconhecer movimentos e gestos dos passageiros traseiros com recurso às câmaras laser 3D instaladas no revestimento do tejadilho. A função de aviso de saída também foi estendida e agora pode detetar se um passageiro traseiro pretende sair do veículo.
Motores aperfeiçoados para um eficiente fornecimento de potência
Os motores do Mercedes-Maybach Classe S são oriundos da gama da Mercedes-Benz e são em parte eletricamente assistidos. A assistência elétrica é fornecida por um motor de arranque / alternador integrado (ISG) de segunda geração, que fornece uma potência suplementar de até 15 kW, facilita uma eficiente "circulação em roda livre" quando o veículo é conduzido a uma velocidade constante, torna a experiência de arranque/paragem ainda mais confortável e permite obter uma maior eficiência geral da cadeia cinemática.
A caixa de velocidades 9G-TRONIC foi adicionalmente desenvolvida e adaptada para o ISG. O permutador de arrefecimento do óleo da caixa de velocidades, o motor elétrico e a eletrónica de potência foram agora instalados na própria caixa de velocidades. Em combinação com o ISG foi possível eliminar o acionamento dos acessórios que anteriormente era realizado por duas correias, pois agora é utilizado um compressor elétrico do A/C. Isto significa que mesmo quando o motor não está em funcionamento (fases de arranque/paragem do motor e de circulação em roda livre), o ar no interior do habitáculo pode ser eficiente e confortavelmente climatizado. O sistema de tração integral é um equipamento de série.
Suspensão: configuração confortável com agilidade surpreendente
A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento de ajuste contínuo ADS+ é um equipamento de série. Utilizando o sistema DYNAMIC SELECT, o condutor poderá modificar individualmente as características da cadeia cinemática, do ESP®, da suspensão e da direção. A seleção é realizada através de um botão de controlo na secção inferior do ecrã central. O sistema DYNAMIC SELECT integra um programa da transmissão específico da MAYBACH. Este incide principalmente nas características do conforto de condução.
A opcional direção do eixo traseiro melhora a capacidade de manobra do modelo em zonas urbanas. Esta reduz o diâmetro de viragem em quase dois metros. Os clientes têm à sua disposição uma seleção de duas versões: direção do eixo traseiro de 4.5° e de 10°. Ao invés de 13.1 metros, o diâmetro de viragem é então reduzido para 12.2 ou 11.2 metros.
A opcional suspensão totalmente ativa E-ACTIVE BODY CONTROL com sistema elétrico de 48 V utiliza uma câmara estéreo para analisar a estrada em frente ao veículo e amortecer as suas ondulações e irregularidades. É também utilizada numa função de proteção adicional na eventualidade de uma colisão lateral.
Conforto acústico: extraordinariamente silencioso e isento de vibrações
A nova limousine de luxo viu melhorada ainda mais as já excelentes características a nível de ruído, vibração e aspereza da nova geração do Classe S. As extensas medidas de melhoria a nível de ruído, vibração e aspereza beneficiam principalmente o compartimento traseiro. Na secção das cavas das rodas traseiras, por exemplo, foi instalado material absorvente e isolante adicional. Os adicionais vidros de custódia fixos nos pilares C são constituídos por vidros laminado de maior espessura devido ao facto se encontrarem extremamente próximos das cabeças dos passageiros traseiros. Os pneus de baixo ruído com material absorvente estão disponíveis para o Mercedes-Maybach como equipamento opcional.
A Mercedes-Maybach utilizou pela primeira vez o sistema de redução ativa de ruído da estrada. O sistema reduz os indesejados ruídos de baixa frequência utilizando ondas sonoras desfasadas. Os altifalantes de baixas frequências do sistema de som surround Burmester® high-end 4D são utilizados na reprodução do som.
Segurança: maior proteção antes e durante eventuais acidentes
Especialmente no Mercedes-Maybach Classe S, foi sempre prestada particular atenção à segurança da secção traseira do modelo. A comprovar estão os inovadores airbags traseiros equipados no modelo: na eventualidade de uma severa colisão frontal, este equipamento opcional pode reduzir significativamente as cargas que atuam na cabeça e no pescoço dos ocupantes dos assentos laterais do banco traseiro com os cintos de segurança colocados. No Mercedes-Maybach Classe S, os passageiros do banco traseiro de uma variante limousine beneficiam pela primeira vez de um extensor automático dos cintos de segurança. Trata-se de um convite indireto à colocação do cinto de segurança e também torna o processo de colocação mais confortável. O extensor do cinto de segurança está integrado no encosto regulável do banco Executive e, portanto, encontra-se sempre na posição certa para o passageiro.
Durante a condução do dia-a-dia, os novos e os alargados sistemas de assistência reduzem o esforço despendido pelo condutor em função da situação de trânsito, adaptando a velocidade, controlando a distância, a direção e as manobras de mudança de faixa de rodagem do veículo. Isto permite ao condutor manter elevados os níveis de atenção durante mais tempo e chegar ao seu destino com maior segurança e conforto. Na eventualidade de situações de perigo, os sistemas de assistência à condução podem atuar de acordo com a situação e mitigar a severidade de possíveis colisões, ou até evitá-las.
Com o sistema DRIVE PILOT, prevê-se que a produção em série da condução autónoma parcial na Mercedes-Benz seja iniciada a partir do segundo semestre de 2021. Em troços apropriados de vias reservadas a automóveis e onde a densidade do tráfego seja elevada, o DRIVE PILOT pode assumir a condução do veículo, inicialmente até à velocidade de 60 km/h permitida por lei.
A marca: uma história de 100 anos a definir o luxo do futuro
A Mercedes-Maybach é sinónimo de luxo constantemente em reinvenção. Com base numa compreensão do luxo e da qualidade superlativa que evoluiu ao longo da história, a Mercedes-Maybach sempre redefiniu o luxo do futuro. Mais do que nunca, a Mercedes-Maybach representa agora o "luxo sofisticado". A marca combina a tecnologia avançada e a perfeição Mercedes-Benz com a exclusividade e o luxo elegante da MAYBACH.
O novo Mercedes-Maybach Classe S segue uma tradição única de criação de modelos de prestígio exclusivos pelas marcas Mercedes-Benz e Maybach. A Maybach Motorenbau GmbH apresentou o seu primeiro automóvel por ocasião do salão Berlin Automobile Exhibition em 1921: o Maybach Model W3 com carroçaria desenhada pela Auer em Cannstatt.
Em 1930 foi apresentado o Mercedes-Benz 770 "Grand Mercedes" (W 07) e em 1938 foi substituído pelo modelo da série W 150 com o mesmo nome. Nos anos cinquenta do século XX, a marca regressou ao segmento de luxo com o Mercedes-Benz 300 (W 186 e W 189). O modelo seguinte de elevado prestígio, o Mercedes-Benz 600 (W 100), chegou no ano de 1963. As luxuosas limousines Pullman do Classe S da série 140 (apresentadas em setembro de 1995) e da série 220 (a partir de 2000) deram continuidade a esta tradição no novo milénio.
Em 2002, a então DaimlerChrysler AG revitalizou uma das marcas de automóveis mais exclusivas da Alemanha com as limousines de luxo Maybach da série 240. Por último, em 2014, o Classe S da atual marca Mercedes-Maybach celebrou a sua estreia com a série 222. Este estabeleceu novas referências com as variantes Mercedes-Maybach S 600 Pullman (2015) e S 600 Pullman Guard (2016).
Características fundamentais
Por vezes, os números dizem mais do que mil palavras.
O Mercedes-Maybach Classe S tem uma distância entre eixos 18 cm superior à da versão longa do Mercedes-Benz Classe S: 3396 mm ao invés de 3216 mm.
A iluminação ambiente ativa integra um total de 253 LEDs.
Os sinais de áudio desfasados da função de redução ativa de ruído alcançam o ouvido humano em cerca de três milissegundos para neutralizar o normal ruído da estrada produzido pela deslocação do veículo.
A temperatura do opcional compartimento de refrigeração no apoio de braços traseiro é regulável entre +1 e +7 °C.
Na posição de chauffeur, o encosto do banco do passageiro dianteiro com o pack Chauffeur pode ser inclinado em 23° para a frente, para além da posição de 90°. As regulações longitudinais e em altura do banco permitem criar mais espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro.
O ângulo máximo dos encostos dos bancos Executive é de 43.5 graus. A posição máxima vertical de 19 graus do encosto do banco permite uma posição de trabalho relaxante no banco traseiro.
Desde o lançamento de mercado em 2015 foram vendidas mais de 60,000 unidades do Mercedes-Maybach Classe S Limo em todo o mundo. Nos últimos anos, só no mercado da China foram vendidas cerca de 600 unidades. Em 2019, a média excedeu até as 700 unidades por mês.
A aplicação rigorosa da opcional pintura de duas tonalidades poderá demorar até 1 semana.
Quando totalmente equipado, e se a função PRE-SAFE® Impulse Side e os airbags dos cintos de segurança estiverem incluídos, o interior Mercedes-Maybach integra um total de 18 airbags.
[1] Com manípulos salientes/manípulos embutidos das portas