Novos GLE e GLE Coupé: os mais vendidos agora ainda melhores
03/02/2023
Versátil: o Mercedes-Benz GLE e a sua vertente desportiva, o GLE Coupé, são tão adequados para famílias e para os tempos de lazer como são para viagens de longa distância e para transportar carga volumosa. O sistema 4MATIC, que é um equipamento de série para a região da Europa, assegura que pode conduzir mesmo em condições de aderência adversas ou percorrer caminhos fora de estrada com gradientes de até 100 por cento. Um peso total de reboque de até 3.5 toneladas[1] permite puxar um atrelado de cavalos, um veículo clássico ou uma caravana de grandes dimensões.
A Mercedes-Benz atualizou agora o exterior, o interior, a tecnologia e o equipamento da geração do modelo lançada em 2018. Os modelos facelift irão chegar aos concessionários na Europa a partir de julho de 2023. A gama de motores foi agora totalmente eletrificada. Inclui modelos híbridos parciais com um sistema elétrico de bordo de 48 V e Motor de Arranque/Alternador Integrado (ISG), bem como modelos híbridos plug-in de quarta geração. A maioria das versões dos modelos agora fornece uma potência superior comparativamente às versões anteriores. A maior diferença foi o aumento de 30 kW na versão GLE 400 e 4MATIC (detalhes para o GLE SUV: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 10.3-9.2 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP): 234-209 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 27.3-24.7 kWh/100 km)[2].
O pack Assistência à Condução contém funções específicas adicionalmente aperfeiçoadas, por exemplo, o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, o Assistente Ativo da direção e o Assistente de Reconhecimento de Sinais de Trânsito. O pack Parking com câmara de 360°[3] apoia o condutor nas manobras de estacionamento e de retirada do veículo dos lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares ao eixo da estrada. Outra nova funcionalidade é a função "capot transparente". Se o programa da transmissão "off-road" estiver ligado, o ecrã central mostra, através da câmara de 360°, uma visão virtual da zona abaixo da dianteira do veículo, sendo bastante útil em terreno acidentado. As funcionalidades úteis para uma utilização do veículo com reboque incluem o Assistente de Manobra do Reboque, o menu Reboque atualizado no ecrã central e o planeador de percurso com reboque. Pode ser utilizado para encontrar percursos otimizados quando conduz com um reboque acoplado.
A linhagem do GLE começou com o Classe M. Com este, a Mercedes-Benz criou o segmento SUV premium em 1997. O sucesso global continuou com o GLE lançado em 2015. A atual série de modelos seguiu-se em 2018. O GLE e o GLE Coupé são fabricados na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa nos EUA.
Equipamento: concebido para uma utilização fora de estrada e também com reboque acoplado
A maioria dos condutores de um GLE apenas conduz em estrada pavimentada ou em terrenos fora de estrada moderadamente difíceis. A Mercedes‑Benz remodelou o pack Off-Road Engineering para poder oferecê-lo a um preço significativamente inferior nos modelos GLE unicamente com motor de combustão interna. Os componentes incluem uma proteção inferior da carroçaria e, em combinação com a suspensão pneumática AIRMATIC (equipamento opcional), uma distância ao solo superior em 30 milímetros.
O modo Off-Road na atual geração do MBUX transforma conteúdos especiais como o gradiente, ângulo de adornamento, bússola e ângulo da direção numa experiência visual. Em combinação com o opcional pack Parking com câmara de 360°, o pack inclui a função "capot transparente". Quando o modo Off-Road está ativo, o ecrã central mostra uma visão virtual da zona abaixo da dianteira do veículo, incluindo as rodas dianteiras e a posição da direção. A visão é constituída por imagens da câmara de 360°. O “capot transparente” é extremamente útil: permite ao condutor detetar mais facilmente obstáculos no seu percurso, como pedras de grandes dimensões ou buracos profundos. Esta função também é vantajosa à entrada ou à saída de rampas.
GLE com maior capacidade de reboque: o sistema de tração integral e uma relação de transmissão concebida para uma maior capacidade de tração permitem uma elevada capacidade de reboque de até 3.5 toneladas[4] e um peso vertical no gancho de reboque de até 140 kg. O acoplamento de reboque totalmente elétrico é particularmente cómodo: através de um botão na porta do compartimento de bagagens ou no ecrã central, o gancho de reboque juntamente com a tomada elétrica do reboque é girado para fora a partir da secção inferior do veículo e é fixado na posição de utilização. Quando não estiver a ser utilizado, o gancho de reboque é recolhido facilmente para a sua posição de repouso atrás do para-choques. É também fornecida uma funcionalidade especial para os clientes que não pretendem utilizar o gancho de reboque para acoplar um reboque, mas sim para instalar um suporte de bicicletas, por exemplo: o gancho de reboque possui dois parafusos extra para fixar em segurança um suporte de bicicletas. A sua capacidade de carga é de 100 kg, o que significa que também podem ser transportadas bicicletas elétricas.
Uma novidade no GLE e no GLE Coupé é o planeador de percurso com reboque para o sistema de navegação: no ecrã central, os ocupantes podem planear os percursos que são apropriados para conduzir com o reboque previamente definido e desta forma evitam grandes desvios ou perdas de tempo. Entre outros fatores, são consideradas as larguras da estrada e as alturas das estruturas por onde o veículo irá passar, bem como as restrições de peso. O reboque é definido através do menu reboque no MBUX. Este é apresentado automaticamente logo que a ficha do sistema elétrico de um reboque seja ligada à tomada elétrica do gancho de reboque. Os clientes podem escolher entre vários suportes de bicicletas e dois tamanhos de reboque. Além disso, também podem definir a velocidade na Alemanha, por exemplo, 80 ou 100 km/h. O planeador de percurso com reboque considera esta informação. Particularmente cómodo: o Assistente de Reconhecimento de Sinais de Trânsito apenas apresenta as velocidades permitidas para veículos com reboque. E se o DISTRONIC e o Assistente Ativo de Limite de Velocidade forem ativados, o veículo agora acelera apenas até ao limite de velocidade relevante.
O Assistente de Manobra do Reboque funciona agora com o auxílio de uma câmara e desta forma é também apropriado para reboques com o seu próprio sistema de estabilidade. Além disso, o sistema de assistência torna mais fáceis as manobras com reboque acoplado, sendo mais cómodo e seguro. O sistema regula automaticamente o ângulo da direção do veículo até uma velocidade de 5 km/h, e até um gradiente de 15%. Está também integrado no MBUX e a sua utilização através do ecrã tátil é intuitiva. Além de estabilizar o veículo combinado durante as manobras de marcha-atrás, o sistema pode também orientá-lo em torno de curvas livremente selecionáveis de até 90 graus. A direção do veículo é operada automaticamente por forma a que o ângulo selecionado seja mantido. Isto permite um posicionamento mais preciso de um reboque. Os condutores também podem selecionar uma função correspondente logo que o reboque tenha atingido a direção pretendida e que seja necessário efetuar marcha-atrás em linha reta. Todo o processo de manobra pode ser visualizado no ecrã central a partir das perspetivas das diferentes câmaras. As linhas de orientação dinâmicas mostram o percurso à frente e a largura do veículo. O sistema deve ser treinado durante um curto período. Contudo, não são necessárias marcações no reboque para a medição visual do comprimento da barra de reboque. O Assistente de Manobra do Reboque é um equipamento opcional e também pode ser desbloqueado através de uma atualização remota após a compra do GLE.
Graças à melhoria dos sensores de deteção das condições circundantes ao veículo, os sistemas de estacionamento fornecem ao condutor uma ainda melhor assistência durante as manobras. Integrados no MBUX, podem ser operados de forma mais intuitiva e rápida. Contrariamente ao modelo antecessor, o Assistente Ativo da Direção permanece ativado no modo de reboque. O sistema ajuda o condutor a manter-se na faixa de rodagem automaticamente, mesmo quando realiza uma curva ligeira.
Design exterior: novas luzes diurnas
Várias alterações específicas no exterior conferem ao GLE SUV e ao GLE Coupé uma aparência distintamente mais moderna. O novo para-choques dianteiro proporciona um visual mais marcante. As duas lamelas horizontais com aplicações cromadas abrangem toda a largura da grelha do radiador do GLE. As grelhas das entradas de ar exterior receberam uma aleta cromada horizontal.
A designada chama luminosa nos faróis é uma característica da Mercedes-Benz. Com os faróis LED High Performance de série, dois pontos luminosos complementam o design das distintivas luzes diurnas, enquanto com os opcionais faróis MULTIBEAM LED estão disponíveis quatro pontos luminosos. Os designers também reviram o interior dos farolins traseiros: no GLE, o design das luzes é formado por dois blocos horizontais, enquanto no GLE Coupé é formado por duas barras.
A linha de equipamento exterior AMG Line está disponível de série no GLE Coupé. Os elementos desta linha de equipamento incluem a grelha com padrão de diamantes e insígnia cromada da estrela Mercedes-Benz, o para-choques dianteiro AMG com elemento de revestimento cromado, painéis de proteção das embaladeiras laterais e revestimento dos guarda-lamas AMG na cor da carroçaria, bem como para-choques traseiro AMG com revestimento em forma de difusor.
Os dois SUV estão agora disponíveis com novas cores, designadamente a pintura metalizada azul sodalite e a pintura MANUFAKTUR sólida cinza alpine. Dois modelos de jantes de liga leve de 19 e de 20 polegadas aerodinamicamente otimizadas completam a seleção de opções disponíveis no GLE. Incluem acabamento brilhante e cinco raios duplos. A linha de equipamento exterior AMG Line também inclui um novo modelo de jante de 21 polegadas. A iluminação ambiente com projeção animada do padrão da estrela Mercedes-Benz está disponível como um novo equipamento opcional.
Interior: com detalhes requintados dos modelos Mercedes-Maybach GLS e Mercedes Classe S
Um novo equipamento a bordo do GLE e do GLE Coupé é o volante de última geração com sensores táteis nos raios horizontais. Com estes elementos táteis nos lados direito e esquerdo, o condutor pode operar o ecrã do condutor e o ecrã central a partir do volante.
Uma característica particularmente atraente no interior é o visual cromado das saídas de ventilação centrais e laterais. Anteriormente tinham acabamento em preto, mas agora as lamelas são galvanizadas em metal real, tal como no Mercedes-Maybach GLS. Relativamente às cores do equipamento interior, foram acrescentadas as combinações de bege catalana / preto (GLE SUV) e castanho baía / preto (GLE SUV e GLE Coupé). As aplicações em preto / vermelho clássico disponíveis exclusivamente para o coupé e em combinação com a linha de equipamento AMG Line conferem um visual particularmente desportivo.
A seleção de acabamentos interiores continua a ser bastante diversificada entre o clássico e o progressivo. O conhecido acabamento interior "Preto lacado MANUFAKTUR" do Mercedes-Maybach GLS está agora também disponível para o GLE SUV e o GLE Coupé. Se forem selecionados os acabamentos em preto, os bancos fornecidos incluem revestimento em pele napa. Com a iluminação ambiente, as mesmas cores e as paletes de cores podem ser selecionadas tal como no Classe S. O apoio de braços traseiro inclui duas portas USB (equipamento opcional) que fornecem uma potência de 100 W para carregar dispositivos móveis.
O sistema de som surround premium Burmester® que agora inclui a configuração de som personalizado bem como a experiência de áudio imersiva Dolby Atmos. Com o serviço "Online Music"[5], a Mercedes‑Benz integrou agora totalmente os principais serviços de streaming de música no sistema de informação e de entretenimento MBUX. 13 altifalantes, amplificador de 13 canais separados e uma potência total do sistema de 590 W são características adicionais do sistema de som surround Burmester®.
Um novo equipamento disponível como opção é o ENERGIZING AIR CONTROL. O sistema monitoriza a qualidade do ar utilizando sensores de qualidade do ar e de partículas finas. Um conceito de filtro de duas fases reduz as partículas finas e uma grande proporção de outras substâncias poluentes. Em função do valor medido, o veículo comuta inteligentemente entre o modo de ar novo e o modo de recirculação do ar.
A última geração do MBUX: operação intuitiva e capacidade de aprendizagem
Com a segunda geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), o GLE e o GLE Coupé agora também estão atualizados. O interior do veículo torna-se assim ainda mais digital e inteligente, pois quer o hardware quer o software foram alvo de grandes melhorias: várias funções do veículo e de conforto em particular podem ser controladas nos ecrãs LCD com imagens brilhantes. As dimensões do ecrã do condutor e do ecrã central, cada um com uma largura diagonal de 12.3 polegadas, foram mantidas. O ecrã central pode ser operado direta e comodamente como um ecrã tátil. Os sistemas Apple Car Play e Android Auto podem agora ser ligados através da rede sem fios.
O ecrã do condutor e o ecrã central proporcional uma experiência holística e visual. Apresentam informação de forma estruturada e claramente definida. A aparência pode ser personalizada com um total de três estilos de exibição (clássico, desportivo e discreto) e quatro modos (navegação, assistência, serviço e off-road).
Hey Mercedes: o assistente de voz cada vez mais sofisticado
O assistente de voz "Hey Mercedes" torna-se agora interativo e com maior capacidade de aprendizagem através da ativação dos serviços online na Mercedes me App. Adicionalmente, os ocupantes podem acionar certas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação "Hey Mercedes". Estas incluem, por exemplo, o atendimento de uma chamada telefónica. O assistente de voz "Hey Mercedes" também explica as funções do veículo ao ouvir o comando "Ajuda", e fornece assistência, por exemplo, quando é solicitado para explicar como se pode ligar um smartphone através da ligação Bluetooth ou onde se encontra o kit de primeiros-socorros. O assistente de voz Hey Mercedes reconhece até a posição dos ocupantes. Além disso, outras funções do veículo, como a iluminação interior ou as cortinas, podem agora ser controladas por comandos de voz.
Smart Home: o conforto do controlo à distância
Com a função Smart Home do MBUX[6], o GLE SUV e o GLE Coupé tornam-se agora um centro de controlo móvel da residência. Como o Smart Home comunica com os sensores e atuadores através da rede WLAN, tornando a residência cada vez mais inteligente e comunicativa, a temperatura, as luzes, os estores e os aparelhos elétricos podem ser monitorizados e controlados remotamente. Sensores de movimento e interruptores fim-de-curso nas janelas informam o utilizador sobre possíveis intrusos ou quaisquer movimentações de pessoas nas suas residências.
"Hey Mercedes, está alguém em minha casa neste momento?" "Verifiquei agora. O último movimento detetado ocorreu na cozinha há uma hora." Este sistema permite conversações entre os ocupantes e o sistema Smart Home através do Assistente de Voz do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). A função Smart Home do MBUX suporta vários dispositivos dos principais fornecedores de sistemas Smart Home. Poderá tratar de assuntos como controlo de luzes, tomadas, termóstatos, estores e cortinas, detetores de movimento e interruptores de fim-de-curso de portas ou janelas, bem como sensores de temperatura. Desta forma, a integração da função Smart Home no MBUX pode ajudar a reduzir o consumo de energia.
Atualizações remotas: o mais recente software
Logo que a Mercedes-Benz disponibilize uma nova atualização de software para o GLE ou GLE Coupé, será apresentada uma mensagem no MBUX. A atualização é descarregada e instalada em segundo plano. O utilizador deve então aceitar explicitamente a ativação da atualização. Podem também ser carregadas novas funcionalidades através das atualizações remotas nos veículos que já tenham sido vendidos. Para transferir os dados com elevados padrões de segurança, a Mercedes-Benz utiliza a tecnologia de comunicação móvel e o módulo de comunicações instalado no veículo.
Os utilizadores do veículo podem também melhorar a sua experiência de utilizador adicionando novas funções na Mercedes me Store, como os serviços de streaming de música ou o In-Car-Office. Os serviços por subscrição também podem ser renovados ou acrescentados diretamente online através da Mercedes me Store.
Cadeia cinemática: eletrificação sistemática
Graças às versões híbridas parciais com sistema elétrico de 48 V e Motor de Arranque/Alternador Integrado, bem como às versões híbridas plug-in, os modelos GLE SUV e GLE Coupé estão agora totalmente eletrificados. As versões híbridas plug-in foram atualizadas para a quarta e mais recente geração.
As versões híbridas plug-in estão equipadas com motor / alternador elétrico síncrono de excitação permanente de 100 kW de potência e fornecem uma potência e um binário totais do sistema de até 280 kW e 750 Nm respetivamente. Com um aumento ligeiro das autonomias elétricas para 109 km[7] de acordo com o WLTP, a maioria das viagens do dia a dia podem ser realizadas de forma puramente elétrica. O aperfeiçoado programa da transmissão híbrido fornece um modo de condução elétrica para os troços mais adequados do percurso. Em percursos urbanos, por exemplo, o GLE dá prioridade à condução em modo elétrico. Graças ao programa da transmissão Off-Road, as versões híbridas plug-in podem agora ser conduzidas fora de estrada em modo elétrico.
As versões híbridas plug-in do modelo estão equipadas com um carregador de 11 kW para carregar a bateria de alta tensão a partir de uma tomada elétrica AC residencial ou através da Wallbox trifásica. Além disso, está disponível como opção um carregador rápido DC de 60 kW.
A maioria das versões dos modelos agora fornece uma potência superior comparativamente às versões anteriores. A maior diferença foi o aumento de 30 kW na versão GLE 400 e 4MATIC (dados do GLE: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 10.3-9.2 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP): 234-209 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 27.3-24.7 kWh/100 km)[8].
Resumo dos dados técnicos:
Gama do modelo[9] para a Europa (híbridos parciais):
GLE 450 4MATIC[10] |
GLE 300 d 4MATIC |
GLE 450 d 4MATIC |
||
Cilindrada |
cc |
2999 |
1993 |
2989 |
Potência |
kW/CV |
280/381 |
198/269 |
270/367 |
às |
rpm |
5800-6100 |
4200 |
4000 |
Potência suplementar |
kW/CV |
15/20 |
15/20 |
15/20 |
Binário máximo |
Nm |
500 |
550 |
750 |
às |
rpm |
1800-5000 |
1800-2200 |
1350-2800 |
Binário suplementar |
Nm |
200 |
200 |
200 |
Consumo de combustível em ciclo combinado WLTP[11] |
l/100 km |
10,8-9,5 |
7.7-6.8 |
8.6-7.6 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)Error! Bookmark not defined. |
g/km |
244-216 |
203-179 |
226-199 |
Aceleração 0-100 km/h |
s |
5,6 |
6,9 |
5,6 |
Velocidade máxima |
km/h |
250 |
230 (226)) |
250 |
Gama do modelo9 para a Europa (híbridos plug-in):
GLE 400 e 4MATIC |
GLE 350 de 4MATIC |
||
Cilindrada |
cc |
1999 |
1993 |
Potência máxima do motor de combustão |
kW/CV |
185/252 |
145/197 |
Binário máximo do motor de combustão |
rpm |
400 |
440 |
Potência do motor elétrico |
kW |
100 |
100 |
Binário do motor elétrico |
Nm |
440 |
440 |
Potência do sistema |
kW |
280 |
245 |
Binário do sistema |
Nm |
600 |
750 |
Capacidade da bateria de alta tensão |
kWh |
31,2 |
31,2 |
Velocidade máxima |
km/h |
210 |
210 |
Aceleração 0-100 km/h |
s |
6,1 |
6,9 |
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP)[12] |
l/100 km |
10.3-9.2 |
7.7-6.8 |
Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP)Error! Bookmark not defined. |
kWh/100 km |
27.3-24.7 |
23.0-16.0 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP)Error! Bookmark not defined. |
g/km |
234-209 |
202-178 |
Autonomia elétrica (EAER, WLTP)Error! Bookmark not defined. |
km |
92-105 |
89-105 |
História de sucesso: a fábrica de Tuscaloosa
Quando foi fundada em 1995, representou a primeira fábrica da Mercedes-Benz localizada fora da Alemanha. Cerca de dois terços da produção anual é exportada, tornando a Mercedes-Benz U.S. International (MBUSI) ali sedeada um dos maiores exportadores de automóveis dos EUA. Desde 1997, cerca de quatro milhões de veículos saíram da linha de montagem da fábrica de Tuscaloosa. Só em 2021, saíram cerca de 260,000 SUV.
A fábrica de Tuscaloosa utiliza métodos de produção modernos digitais, sustentáveis, eficientes e flexíveis. Desta forma, a fábrica segue o esquema da Factory 56 em Sindelfingen, que simboliza o futuro da produção automóvel na Mercedes-Benz. A Mercedes-Benz investiu na produção flexível logo numa fase prematura e também utilizou o moderno ecossistema digital de produção MO360. Este permite à Mercedes-Benz em Tuscaloosa produzir, paralelamente e em grandes quantidades, modelos com motores de combustão, híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos.
[1] Em combinação com o AIRMATIC ou o E-ACTIVE BODY CONTROL (a especificação aplica-se à Europa)
[2] Os valores declarados são os valores "WLTP de CO2" medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica foi determinado com base na Diretiva 2017/1151/UE. Lançamento de mercado a partir de outubro de 2023
[3] Disponível na Europa
[4] Em combinação com o AIRMATIC ou o E-ACTIVE BODY CONTROL (a especificação aplica-se à Europa)
[5] Para poder utilizar o serviço Online Music, os clientes necessitam de estabelecer um contrato individual separado com um fornecedor de streaming de música. É necessário também um determinado volume de dados.
[6] Smart Home é uma função do Assistente de Voz do MBUX integrada nos serviços Mercedes me connect.
[7] GLE 350 de 4MATIC Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 7.3-6.6 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP): 192-174 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP): 20.0-15.0 kWh/100 km). Os valores do consumo de energia elétrica e da autonomia (WLTP) foram determinados com base no Regulamento 2017/1151/UE.
[8] Os valores declarados são os valores "WLTP de CO2" medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica foi determinado com base na Diretiva 2017/1151/UE. Lançamento de mercado a partir de outubro de 2023
[9] Os valores relativos ao GLE Coupé, se diferentes, são apresentados dentro de parêntesis
[10] Apenas disponível como GLE.
[11] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores.
[12] Os valores apresentados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica e a autonomia foram determinados com base no Regulamento (UE) Nº 2017/1151.