Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Novos Mercedes-AMG A 45 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+

04/07/2019

Equipados com o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série

Os novos modelos A 45 4MATIC+/ A 45 S 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+/ CLA 45 S 4MATIC+ reafirmam as posições de liderança nos respetivos segmentos. Continuam na perfeição a história de sucesso dos seus antecessores e estabelecem ao mesmo tempo várias novas referências. Disponível em duas versões de potência e binário, o bloco de 2.0 litros, totalmente novo, é o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série. Até o modelo base com 285 kW (387 CV) é mais potente do que o seu antecessor. A versão S com 310 kW (421 CV) compete com veículos de classes consideravelmente superiores. A nova caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT-8G garante perfeitas sequências em todas as condições de condução e rápidas passagens de caixa na ordem dos milissegundos. O sistema de tração integral ativo e totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ distribui seletivamente o binário às rodas do eixo traseiro utilizando o AMG TORQUE CONTROL – para a máxima tração e um fantástico desempenho do modo Drift. Isto é possível através do novo diferencial do eixo traseiro equipado com duas embraiagens multidisco – uma para cada roda traseira.

Design exterior: relação familiar à AMG ainda mais aparente

Os novos modelos Mercedes-AMG A 45 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+ são ainda mais marcantes do que os seus antecessores. Pela primeira vez, a classe de compactos também está agora equipada com a grelha do radiador específica da AMG com um contorno inferior mais largo e doze lamelas verticais – como um sinal claro da sua relação familiar à AMG Performance. Ao mesmo tempo, o pronunciado "nariz de tubarão", os elegantes faróis e ainda o capot plano, aerodinâmico e com cúpulas, transmitem uma aparência rebaixada da secção dianteira para criar a sensação de um impulso extremamente dinâmico.

A presença imponente é também acentuada pelos para-choques específicos e guarda-lamas mais largos, que criam espaço para a maior largura do eixo dianteiro e reforçam a aparência atlética. Esta impressão musculada é ainda mais forte com o A 45 4MATIC+ comparativamente ao CLA 45 4MATIC+, pois o modelo base do CLA já apresenta uma maior largura do eixo dianteiro.

Detalhes individuais como características distintivas

No A 45 4MATIC+ o para-choques dianteiro tem a forma de uma asa de aeronave. As aplicações horizontais nas entradas de ar exteriores e na prolongada entrada de ar inferior enfatizam a impressão de uma maior largura. O CLA 45 4MATIC+ apresenta uma aparência ainda mais expressiva com as suas entradas de ar externas em forma de asa de aeronave, mostrando uma estreita relação familiar com o AMG GT 4 portas Coupé. O repartidor dianteiro transita perfeitamente para as cortinas de ar laterais em frente às rodas dianteiras, otimizando a passagem do ar para melhorar o desempenho e o coeficiente aerodinâmico (Cd).

Quando observado de lado, as amplas saias laterais AMG rebaixam visualmente os desportivos compactos, de tal forma que aparentam abraçar a estrada. Com o Pack Cromado AMG, as aplicações têm um acabamento em cromado, enquanto com o pack Night AMG o acabamento é em preto brilhante. Os espelhos exteriores estão instalados nos painéis das portas, refletindo o visual dos coupés e dos modelos desportivos da Mercedes-AMG. Esta característica não só reforça o carácter desportivo, como também melhora a aerodinâmica. A versão base está equipada de série com jantes de liga leve de 18'' aerodinamicamente otimizadas.

Os modelos S estão equipados com jantes de liga leve de 19'' com uma largura de 8.5'' para o A 45 S 4MATIC+ e de 9'' para o CLA 45 S 4MATIC+. As atrativas jantes são aerodinamicamente otimizadas e equipadas com pneus 245/35 R 19 e 255/35 R 19 respetivamente. Nos modelos base, o sistema de travagem de elevado desempenho AMG inclui pinças de travão pintadas na cor cinzento com inscrição AMG em branco. As versões S são reconhecíveis pelas pinças de travão vermelhas de 6 êmbolos e de maiores dimensões, com inscrição AMG em preto.

Duplas ponteiras de escape redondas para os desportivos compactos

A vista traseira é caracterizada pelas duplas ponteiras de escape redondas (82 mm de diâmetro) e pelo largo para-choques traseiro. Os modelos S distinguem-se pelas suas maiores ponteiras de escape de 90 mm de diâmetro com canelado interno e inscrição AMG. A impressão de maior largura da traseira é enfatizada pelos estreitos farolins traseiros bipartidos. O difusor com duas duplas aplicações verticais contribui para um melhor desempenho aerodinâmico.

Cadeia cinemática: novo motor de quatro cilindros sobrealimentado com ampla potência

Com uma potência de 310 kW (421 CV), o bloco de 2.0 litros totalmente novo é o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série. A Mercedes-AMG aumentou a potência comparativamente ao motor antecessor em 30 kW (40 CV). O binário máximo também foi aumentado de 475 para 500 Nm. Com uma potência por litro de 155 kW (211 CV), o novo motor turbo de elevadas prestações da Mercedes-AMG fornece um desempenho ainda melhor do que muitos reconhecidos motores de modelos superdesportivos. O novo e extremamente eficiente motor é produzido numa inovadora linha de produção em Affalterbach, de acordo com o princípio "Um Homem, Um Motor".

Válvulas de escape: maiores dimensões para um ciclo termodinâmico mais rápido

Na cabeça do motor, os injetores reposicionados e ligeiramente inclinados e ainda o sistema das velas de ignição permitiram adotar válvulas de escape significativamente maiores quando comparadas com as do motor antecessor. As maiores secções de passagem dos gases de escape permitem escoar os gases das câmaras de combustão com reduzidas perdas, devido ao menor trabalho total de descompressão dos gases.

Duas árvores de cames à cabeça controlam as 16 válvulas através de balancins de rolos de baixo peso. O ajuste das árvores de cames de admissão e de escape permite uma excelente resposta e otimiza o ciclo termodinâmico em cada ponto de operação. O sistema de variação de fase CAMTRONIC das válvulas de escape, com dois excêntricos por válvula, é outro dos equipamentos que compõem o motor. Os excêntricos têm diferentes geometrias e, portanto, em função da configuração dos excêntricos para corresponder à situação de condução, as válvulas de escape podem ser abertas durante períodos curtos ou longos – para uma resposta ainda melhor a baixa rotação, para uma condução confortável e económica a média rotação e para a máxima entrega de potência a alta rotação.

Injeção de gasolina: duas fases para uma potência otimizada

A sobrealimentação e a injeção direta com processão de combustão orientado pelo jato de combustão não só permitem obter uma maior potência, como também melhoram a eficiência termodinâmica, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases.

Arrefecimento: sistema sofisticado para o motor, turbocompressor e ar de sobrealimentação

A elevada potência requer um sistema de arrefecimento avançado, projetado para permitir o arrefecimento da cabeça e do bloco do motor para diferentes níveis de temperatura. Esta medida inovadora permite manter a cabeça do motor a baixa temperatura para a máxima potência com um eficiente ponto de ignição, e um bloco do motor à temperatura normal de funcionamento para reduzir o atrito dos seus componentes internos.

O líquido de arrefecimento para a cabeça do motor é fornecido por uma bomba de água mecânica, enquanto o arrefecimento do bloco do motor é proporcionado por uma bomba elétrica de elevada potência. Após um arranque a frio, esta bomba permanece desligada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento. Durante o seu funcionamento, é controlada pela unidade de controlo do motor de modo a que o bloco do motor seja arrefecido em função das necessidades.

Além disso, a bomba pode ser ligada ou desligada conforme necessário quando for necessária uma menor potência, ou a baixa rotação do motor. Adicionalmente, a bomba elétrica de líquido de arrefecimento assegura a total potência do motor e a ótima dissipação de calor em toda a gama de rotação do motor. Também protege contra danos por sobrecarga térmica ao ralenti e em condições de temperatura ambiente extremamente elevada.

O motor integra ainda uma função de gestão da temperatura do óleo que controla a fase de aquecimento e regula flexivelmente a temperatura do óleo do motor. Isto permite que o motor atinja mais rapidamente a sua temperatura normal de funcionamento, reduzindo o atrito e o desgaste. Isto é acompanhado pelo efeito ecológico adicional, pois o consumo de combustível e as emissões de gases durante um arranque a frio também são reduzidos.

Caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G: agilidade e rápida resposta

A caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G contribui igualmente para o carácter ágil e dinâmico do veículo. Em função do modo de transmissão selecionado da AMG DYNAMIC SELECT, o condutor recebe uma específica configuração da transmissão com diferentes características do acelerador e da caixa de velocidades.

A função RACE-START, equipada de série, permite a máxima aceleração do veículo a partir da condição de parado, proporcionando uma experiência extremamente emocional. Isto também se aplica ao som da transmissão com a interrupção parcial da ignição aquando da passagem para uma mudança superior, e à função de duplo desembraiar automático durante a passagem para uma mudança inferior.

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com AMG TORQUE CONTROL

A experiência de condução extremamente dinâmica numa dimensão completamente nova é significativamente assistida pelo sistema de tração integral totalmente variável equipado de série. O segredo está no AMG TORQUE CONTROL no novo diferencial do eixo traseiro, que integra duas embraiagens multidisco controladas eletronicamente, cada uma ligada a um semi-eixo do eixo traseiro. Desta forma, a força de tração não só é totalmente distribuída variavelmente entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseiras esquerda e direita. Isto significa que, em função do modo da transmissão e da situação de condução, a força de tração pode ser distribuída separadamente a ambas as rodas traseiras.

Desta solução resulta uma ótima tração, mesmo em condições de estrada adversa e durante a realização de curvas nos limites físicos, como por exemplo, em pista. Além disso, esta sofisticada solução permite implementar o modo Drift (de série nos modelos S e incluído no pack opcional AMG DYNAMIC PLUS para os modelos base). O modo Drift pode ser ativado no modo da transmissão "RACE" utilizando as patilhas de mudanças no volante, desde que o sistema ESP® esteja desativado e a caixa de velocidades se encontre em modo manual.

Suspensão: componentes específicos para um comportamento extremamente dinâmico

A nova suspensão AMG com molas específicas e os novos amortecedores de frequência seletiva fornecem a base para a grande estabilidade direcional e as elevadas características dinâmicas em curva com reduzido adornamento da carroçaria. Ao mesmo tempo, o conforto foi melhorado comparativamente ao modelo antecessor. As dinâmicas longitudinal e transversal estão perfeitamente coordenadas. Todos os componentes foram totalmente revistos com o objetivo a ser atingida a máxima aceleração lateral em combinação com um fácil controlo do veículo nos limites físicos.

O eixo dianteiro está equipado uma suspensão tipo McPherson. A suspensão é constituída por um triângulo abaixo do centro da roda, uma mola e um tirante, respetivamente. A geometria especial do eixo reduz a influência da transmissão na direção para um elevado conforto e comportamento ágil. O novo triângulo da suspensão em alumínio reduz as massas não amortecidas, permitindo uma resposta mais sensível a partir das molas. As pinças de travão no eixo dianteiro estão aparafusadas radialmente – uma tecnologia adotada do deporto automóvel para uma maior estabilidade.

O opcional sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL permite ao condutor escolher entre três diferentes modos de controlo da suspensão. A gama de funcionamento varia desde uma afinação orientada para o conforto a uma orientada para a desportividade. O sistema funciona de forma totalmente automático, adaptando as forças de amortecimento para cada roda, de acordo com a situação de condução e as condições da estrada. Isto processa-se num período de milissegundos e é infinitamente variável, com uma ampla gama de características de amortecimento. Daqui resulta um aumento do conforto de condução e da agilidade em igual proporção.

Sistema de travagem de elevado desempenho: resistente ao desgaste e fiável

O sistema de travões de elevado desempenho assegura uma desaceleração e pequenas distâncias de travagem com uma elevada resistência ao desgaste. Nos modelos base, as pinças de travão monobloco fixas de 4 êmbolos no eixo dianteiro atuam nos discos de travão de 350 x 34 milímetros, enquanto no eixo traseiro, as pinças de travão flutuantes de 1 êmbolo atuam nos discos de travão de 330 x 22 milímetros. Os discos são internamente ventilados e perfurados para dissipar melhor o calor e evitar a fadiga dos travões, mesmo com uma utilização intensa. As pinças de travão pintadas de cor cinza integram uma inscrição AMG branca.

Os modelos S são desacelerados por um sistema de travagem com dimensões superiores, com pinças de travão fixas de 6 êmbolos e discos de travão de 360 x 36 milímetros no eixo dianteiro. Neste caso, as pinças de travão são pintadas na cor vermelho e integram um logótipo AMG preto.

AMG DYNAMICS: maior agilidade com elevada estabilidade

Os novos modelos 45 estão equipados com AMG DYNAMICS, sistema que expande as funções de estabilização do ESP® através da intervenção com vista ao reforço da agilidade no controlo da tração integral, nas características da direção e nas funções adicionais do ESP®. Durante a realização de uma curva a elevada velocidade, por exemplo, uma breve intervenção de travagem na roda interior gera um determinado momento rotacional em torno do eixo vertical do veículo para uma entrada ágil e precisa na curva.

A gama de funcionamento varia desde um comportamento extremamente orientado para a segurança até um comportamento extremamente dinâmico. No ecrã multimédia, quando um programa da transmissão é selecionado, o novo símbolo AMG DYNAMICS é apresentado juntamente com a correspondente informação adicional.

  • O modo "Basic" é atribuído aos programas da transmissão "Slippery" e "Comfort". Neste caso, os modelos desportivos compactos exibem um comportamento extremamente estável com um elevado nível de amortecimento rotacional em torno do eixo vertical do veículo.
  • O modo "Advanced" é ativado no programa "Sport". Os modelos 45 permanecem com um equilíbrio neutro. O menor amortecimento do momento rotacional em torno do eixo vertical, o menor requisito do ângulo da direção e a agilidade reforçada suportam as manobras dinâmicas, por exemplo, em estradas nacionais sinuosas.
  • O modo "Pro" (abreviatura de "Professional") pertence ao programa "Sport+". No modo “Pro”, o condutor recebe uma maior assistência nas manobras de condução dinâmica, enquanto a agilidade e a resposta em curva são adicionalmente reforçadas.
  • O modo "Master" está associado ao programa da transmissão "RACE". O modo "Master" destina-se aos condutores que pretendem experimentar o dinamismo e desfrutar da condução em circuitos fechados. O modo "Master" proporciona um veículo equilibrado com uma ligeira tendência à sobreviragem, um baixo requisito do ângulo da direção e uma direção mais ágil. Desta forma, o modo "Master" assegura a máxima agilidade e explora totalmente o potencial de condução dinâmica dos modelos S. Para ativar o modo "Master", o condutor deve utilizar o botão separado na consola central para comutar o ESP® para o modo ESP® SPORT ou ESP® OFF.

No programa da transmissão "Individual", o próprio condutor poderá regular individualmente os modos "Basic", "Advanced", "Pro" e "Master" do AMG DYNAMICS.

Interior: simbiose entre homem e máquina

Com os seus elementos desportivos e o sistema de informação e de entretenimento MBUX, o interior de elevada qualidade cria uma estreita ligação entre homem e máquina. O condutor e o passageiro dianteiro são bem acomodados nos bancos desportivos de contornos pronunciados, com sólidos apoios laterais. O revestimento de série dos bancos, caracterizado por uma combinação de pele sintética ARTICO preta com microfibra DINAMICA, é intemporal e inclui elementos de destaque típicos da AMG como o duplo pesponto em vermelho. A combinação de cores é também refletida pelos cintos de segurança designo em vermelho e pelo revestimento do suporte do tablier em microfibra DINAMICA preta com rebordo em vermelho. As saídas de ventilação cromadas apresentam igualmente um design de elevada qualidade com um aro vermelho.

Modelos S: destaques na cor amarelo para enfatizar a herança do desporto automóvel

Os modelos A 45 S e CLA 45 S incluem ainda mais elementos de destaque – aplicação de elementos na cor amarelo em todo o interior do veículo para enfatizar o carácter desportivo dos modelos mais potentes. Também incluído no equipamento de série, o volante AMG Performance em pele/microfibra DINAMICA com pesponto contrastante em amarelo, uma marca amarela na posição das 12 horas, botões e logótipo AMG no volante, e ainda iluminação ambiente.

Sistema de informação e de entretenimento MBUX com ecrãs específicos da AMG

A combinação do design desportivo com os detalhes sofisticados também é evidenciada no sistema de informação e entretenimento MBUX, com o seu inovador conceito de operação e indicação. O MBUX cria uma ligação ainda mais estreita entre o veículo, o condutor e os passageiros. As apresentações emocionalmente apelativas destacam a estrutura de controlo e incluem gráficos 3D de alta resolução. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma Cockpit Panorâmico.

O cliente poderá escolher entre três estilos de indicação AMG do painel de instrumentos: "Classic", "Sport" e "Supersport". O modo "Supersport" é particularmente atraente com um conta-rotações redondo no centro e informação adicional apresentada na forma de barras à esquerda e à direita do conta-rotações. Para refletir o potencial de desempenho, o velocímetro está graduado até 300 km/h.

O inovador controlo por voz ativado com as palavras "Olá Mercedes" também está equipado no modelo. Graças à inteligência artificial, o MBUX reconhece praticamente todas as frases no que diz respeito a informação, entretenimento e operação do veículo, mesmo que expressadas indiretamente.

Já nos segue nas redes sociais? Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart ou Vans.

Marcação de Test-Drive

Faça o seu teste de Ligeiros, Comerciais ou Usados.

Siga a Mercentro

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Mercentro | Arbitragem de conflitos de consumo | Livro de reclamações |Grupo Auto-Industrial