O Nível Seguinte da Eficiência: A Visão da Mercedes-Benz para o Futuro Elétrico
20/11/2024
O Nível Seguinte da Eficiência: A Visão da Mercedes-Benz para o Futuro Elétrico
A Mercedes-Benz está mais uma vez a redefinir o futuro da mobilidade elétrica
Com a introdução de uma nova cadeia cinemática elétrica, a marca alemã demonstra o seu compromisso com a inovação, eficiência e sustentabilidade. Este avanço tecnológico está a ser implementado nos próximos modelos da Mercedes-Benz Modular Architecture (MMA), que representam uma nova geração de veículos elétricos.
Cadeia Cinemática Elétrica: A Nova Era de Veículos Elétricos
A cadeia cinemática elétrica de última geração incorpora anos de excelência em engenharia da Mercedes-Benz. A unidade de propulsão elétrica (Electric Drive Unit - EDU 2.0) vai equipar os modelos MMA totalmente elétricos, marcando um novo marco na evolução dos veículos elétricos da marca. Esta nova arquitetura será complementada pela tecnologia do VISION EQXX, incluindo um sistema de 800 V e inversores de carboneto de silício (SiC).
Com uma potência de 272 cv, o motor síncrono de excitação permanente (PSM) no eixo traseiro oferece uma performance de condução excepcional, enquanto o inversor SiC garante uma utilização eficiente da energia. Para os modelos 4MATIC, um motor adicional no eixo dianteiro com 109 cv completa a potência do veículo, equipando-o também com inversores SiC.
Eficiência de Ponta: Autonomia e Desempenho
A cadeia cinemática elétrica da Mercedes-Benz foi projetada para oferecer uma autonomia impressionante. O Concept CLA, por exemplo, promete uma autonomia WLTP superior a 750 quilómetros, com uma eficiência de 93%. Isso significa que, além de uma performance excecional em viagens longas, os condutores terão também uma autonomia excecional no dia a dia. A introdução de uma caixa de duas velocidades na transmissão principal no eixo traseiro aumenta ainda mais a eficiência e proporciona uma condução extremamente dinâmica.
Carregamento Rápido: Uma Nova Era de Conveniência
Para melhorar a experiência de condução elétrica, a Mercedes-Benz implementa pela primeira vez uma arquitetura de 800 V nos seus modelos MMA. Esta inovação permite um carregamento DC de alta potência de até 320 kW, oferecendo ao Concept CLA uma autonomia de até 300 quilómetros com um carregamento rápido. Esta capacidade reduz significativamente o tempo de espera, tornando a condução elétrica mais prática do que nunca.
Baterias de Alta Capacidade: Máxima Eficiência e Sustentabilidade
A nova geração de baterias oferece aos clientes a possibilidade de escolher entre duas químicas de células, ambas com avanços significativos em eficiência. As células com uma capacidade de armazenamento de energia útil de 85 kWh utilizam ânodos de óxido de silício misturados com grafite, proporcionando uma energia específica até 20 % superior em comparação com as baterias tradicionais. A densidade volumétrica de energia da célula atinge 680 Wh/l, otimizando ainda mais o uso das matérias-primas e melhorando a sustentabilidade do modelo.
Segurança da Bateria: Proteção Total para os Condutores
A segurança das baterias também é uma prioridade para a Mercedes-Benz. O alojamento da bateria, integrado na estrutura do veículo, faz parte do sistema de proteção contra colisões. Além disso, a Mercedes-Benz implementou soluções técnicas para evitar fugas térmicas, garantindo que a nova geração de baterias seja segura e eficiente, mesmo em casos de acidente.
Resistência e Performance: Desempenho Impressionante em Longas Distâncias
A eficiência não se traduz apenas em autonomia, mas também em resistência. Um protótipo próximo do CLA alcançou um recorde impressionante ao percorrer 3.717 quilómetros em 24 horas no circuito de Nardò, no sul da Itália. Este feito sublinha o compromisso da Mercedes-Benz com a durabilidade e a eficiência de suas novas soluções de propulsão elétrica.
O Papel do Electric Software Hub (ESH)
O desenvolvimento da nova geração de veículos elétricos compactos da Mercedes-Benz foi fortemente apoiado pelo Electric Software Hub (ESH), inaugurado em 2022. Localizado no Centro Tecnológico da Mercedes-Benz (MTC) em Sindelfingen, o ESH reúne funções de software, hardware e integração de sistemas, desempenhando um papel crucial na criação dos veículos elétricos do futuro.
Híbrido de 48 V: O Próximo Passo para a Mobilidade Eficiente
Além dos modelos totalmente elétricos, a Mercedes-Benz também está a lançar um híbrido de 48 V. Este modelo híbrido será equipado com um motor elétrico de até 27 cv e um motor a combustão de quatro cilindros. A capacidade de recuperação de energia e a condução em modo totalmente elétrico a velocidades urbanas tornam esta opção particularmente eficiente. A nova caixa de oito velocidades de dupla embraiagem eletrificada (8F-eDCT) oferece ainda uma performance otimizada, com três níveis de potência disponíveis: 136, 163 ou 190 cv.