Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

O novo GLC Coupé: reforço da gama GLC na já bem-sucedida família de SUV’s da Mercedes-Benz

14/03/2023

Design elegante e prazer de condução dinâmica: onde o novo GLC Coupé revela as suas qualidades. Na qualidade de irmão com vocação desportiva do GLC SUV, complementa o segmento de veículos com maior volume de vendas da Mercedes-Benz. À primeira vista, antes sequer de ligar o GLC Coupé, o modelo transmite elegância, dinamismo e espírito de aventura fora de estrada. As proporções impressionantes, as superfícies marcantes e as extremidades salientes definem um visual inconfundível, que é complementado por um interior claramente definido e de elevada qualidade.

O GLC Coupé combina o desempenho desportivo com elevada eficiência. Todos os modelos estão equipados com cadeia cinemática elétrica, quer na versão híbrida plug-in com uma autonomia elétrica apropriada para uma utilização no dia a dia, quer na versão híbrida parcial com sistema elétrico de 48 V e um motor de arranque/alternador integrado para uma potência suplementar e para a recuperação de energia. O novo GLC Coupé sente-se em casa em praticamente todos os pisos. Seja em estrada ou fora dela, impressiona com os seus níveis de conforto e agilidade. A suspensão desportiva é um equipamento de série. O eixo traseiro de 4.5° acrescenta uma maior capacidade de manobra ao veículo. É fornecida com o pack engineering em combinação com a suspensão pneumática AIRMATIC. Fora de estrada, o Coupé destaca-se pelos seus vários equipamentos como o sistema de tração integral 4MATIC e a condução fora de estrada em modo puramente elétrico nas versões híbridas plug-in. O ecrã off-road e a funcionalidade "capot transparente” como elemento da câmara de 360° aumentam o conforto da experiência de condução.

Os elevados padrões de qualidade do novo GLC Coupé são evidentes em todos os detalhes. O hardware e o software da última geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) oferecem uma experiência ainda mais intuitiva. As imagens brilhantes no ecrã do condutor e no ecrã central facilitam o controlo das funções do veículo e de conforto. Os dois ecrãs LCD apresentam informação clara e estruturada. A navegação de ecrã total fornece ao condutor a melhor orientação de itinerário possível. A Realidade Aumentada do MBUX para a navegação está disponível como opção. Uma câmara capta imagens da zona circundante em frente ao veículo. O ecrã central mostra imagens em movimento e também sobrepõe objetos virtuais, informação e marcadores. Estes incluem sinais de trânsito, setas de orientação, recomendações de mudança de faixa de rodagem e números de lotes. Esta solução torna a navegação mais fácil, especialmente em zonas urbanas.

O intuitivo assistente de voz “Olá Mercedes” é cada vez mais eficaz na resposta à linguagem natural e às preferências dos utilizadores. Os serviços de streaming de música podem ser facilmente integrados no MBUX, incluindo as definições pessoais [1], permitindo aos clientes ouvir as suas músicas preferidas no veículo. A informação adicional é fornecida pelo guião de áudio, que faz parte do “Assistente de Voz do MBUX” dos serviços Mercedes me. Em resposta ao comando de voz “Olá Mercedes, inicia o Tourguide”, o sistema de informação e de entretenimento do MBUX lê a informação sobre os locais de interesse ao longo do percurso. A função MBUX Smart Home permite aos clientes a bordo do novo GLC Coupé acederem aos sistemas de casa inteligente, por exemplo, para monitorizarem e ajustarem temperaturas, luzes, estores ou aparelhos elétricos.

Design: pureza sensual, inteligência e emoção

A característica que define o novo GLC Coupé é a sua silhueta desportiva. É imediatamente reconhecido como membro da família de SUV da Mercedes-Benz. O equipamento de série inclui a versão AVANTGARDE com jantes de liga leve de 18 polegadas e o pack Chrome. Os modelos híbridos são fornecidos com uma combinação de pneus, com diferentes larguras de pneus entre os eixos dianteiro e traseiro. A transição contínua desde os faróis até à grelha do radiador acentua a largura do veículo. A estrela Mercedes-Benz na grelha do radiador é um equipamento de série.

As superfícies marcantes continuam a definir o design exterior. São realçadas com extremidades precisamente moldadas que acentuam as proporções e os guarda-lamas musculados. Transmitem também uma aparência equilibrada entre elegância e imponência. As versões de equipamento AMG estão disponíveis com uma combinação de pneus de 19 e de 20 polegadas e extensões dos guarda-lamas na cor da carroçaria. Os estribos também estão disponíveis como opção a partir das versões de equipamento AMG, em combinação com o pack Night. Outros equipamentos para reforçar a aparência desportiva e confiante são a maior largura dos eixos e as rodas à face com jantes de 18 a 20 polegadas. Várias jantes de série incluem acabamento brilhante com duas cores. A aerodinâmica também é melhorada através das suas geometrias especiais. A acentuar a largura do veículo estão os farolins traseiros bipartidos com elementos de ligação em preto e vermelho escuro e ainda a proteção inferior simulada da carroçaria com acabamento cromado.

 Interior moderno e desportivo

O interior do novo GLC Coupé está disponível de série com a moderna linha de equipamento AVANTGARDE. O tablier é claramente estruturado. A secção superior tem um perfil em forma de asa, com novas saídas de ventilação achatadas. A secção inferior tem uma área revestida de dimensões generosas que flui harmoniosamente até à consola central curvilínea. O ecrã LCD de alta resolução de 12.3'' (31.2 cm) em frente ao condutor aparenta flutuar sobre o perfil em asa e a superfície de revestimento. O ecrã central de 11.9'' (30.2 cm) sobe a partir da consola central e aparenta igualmente flutuar sobre a superfície de revestimento. Tal como o tablier, o ecrã encontra-se ligeiramente orientado para o condutor.

 O design moderno e extremamente minimalista dos painéis das portas emolduram ambas as extremidades do tablier. O painel central das portas, com apoio de braços integrado, desenvolve-se a partir de uma superfície vertical e termina com uma orientação horizontal. Refletindo o design da consola central, a secção dianteira apresenta a forma de um elemento metálico sofisticado. Pode ser utilizada como apoio de mão ou puxador da porta, e aloja os botões de controlo do vidro elétrico. A consola flutuante de interruptores é um novo equipamento e integra os controlos de abertura da porta e de regulação do banco.

 O design dos bancos combina com os revestimentos e as superfícies delineadas, e confere ao interior uma leveza visual. Os apoios de cabeça e as suas ligações aos encostos dos bancos com uma tampa fechada foram redesenhados. Como opção, o tablier está disponível com revestimento em pele e os frisos da linha de cintura com revestimento em pele sintética (de série nas versões AMG). Alguns elementos de revestimento são constituídos por superfícies inovadoras. Estes incluem madeira laminada porosa na cor castanho, antracite e preto, com incrustações em alumínio.

 Conceito dimensional e detalhes práticos: excelente nível de conforto para a utilização no dia a dia

As dimensões realçam o visual dinâmico e musculado do novo GLC Coupé. Com um comprimento de 4,763 mm, é 31 mm mais comprido e 5 mm mais alto do que o seu antecessor. A largura do eixo dianteiro foi aumentada em 6 mm (agora com 1,627 mm), enquanto a do eixo traseiro foi aumentada em 23 mm (agora com 1,640 mm). O maior comprimento do veículo beneficia a distância entre eixos e as projeções da dianteira e da traseira. A largura do veículo foi mantida igual à do antecessor em 1,890 mm.

Com um compartimento de bagageira com uma capacidade ainda superior à do antecessor, o GLC Coupé está preparado para grandes viagens: 545 litros (mais 45 litros do que o modelo antecessor) a 1,490 litros (mais 90 litros) nas versões híbridas parciais e 390 a 1,335 litros nas versões híbridas plug-in. A porta do compartimento de bagagens EASY-PACK é um equipamento de série. A porta do compartimento de bagagens abre e fecha comodamente com o simples pressionar de um botão: utilizando a chave de comando, o interruptor na porta do condutor ou o manípulo de abertura na porta do compartimento de bagagens.

 Aerodinâmica significativamente aperfeiçoada

Na sua configuração aerodinamicamente mais favorável, o coeficiente aerodinâmico (Cd) mínimo do GLC Coupé é de apenas 0.27. Isto faz com que seja três centésimos melhor mais baixo do que o do seu antecessor (Cd = 0.30). Os engenheiros de desenvolvimento otimizaram o veículo no que diz respeito ao arrasto aerodinâmico e ao ruído do vento com o auxílio de extensas simulações de escoamento do ar em software específico (CFD – dinâmica de fluidos computacional) bem como de testes aeroacústicos em túnel de vento.

 O novo GLC Coupé é um veículo agradavelmente silencioso com uma assinatura acústica serena e baixos níveis de ruído da estrada e do vento. Estas características foram alcançadas através da otimização do isolamento acústico dos painéis da carroçaria e de outras medidas sofisticadas de isolamento de ruído. O para-brisas com membrana acústica é equipamento de série. Os vidros térmicos e acústicos disponíveis como opção cumprem os mais elevados requisitos de conforto. O teto panorâmico é um novo equipamento opcional para o GLC Coupé. A área de abertura é significativamente maior, tendo agora um comprimento 6 cm superior comparativamente ao do novo GLC SUV. Em caso de forte radiação solar, o teto de abrir pode ser coberto com uma cortina de rolo (equipada de série).

 Elementos de conforto: melhorias em vários detalhes

ENERGIZING é o nome do conceito da Mercedes-Benz para os sistemas de conforto ligados à rede de comunicação do veículo. O opcional pack ENERGIZING Plus dá vida aos vários sistemas de conforto do veículo com o simples pressionar de um botão ou através de um comando de voz, e agrupa-os em até sete programas de conforto. Ao mesmo tempo, o sistema cria uma atmosfera apropriada no interior, por exemplo, revigorante em caso de cansaço, ou relaxante em viagens com elevado stress. O ENERGIZING COACH sugere um adequado programa de revitalização ou bem-estar com base nos dados do veículo e da viagem. Considera também a informação sobre os sinais vitais e o atual bem-estar no seu algoritmo inteligente se o condutor estiver a utilizar um smartwatch apropriado.

O pack AIR-BALANCE também faz parte do pack ENERGIZING Plus. Fornece uma fragrância individual e subtil no interior, de acordo com as preferências pessoais e em função do estado anímico. Ao mesmo tempo, o ar proveniente do exterior e o ar interior são ionizados e filtrados. A função ENERGIZING AIR CONTROL monitoriza continuamente a qualidade do ar no interior do veículo utilizando sensores de qualidade do ar e de partículas finas. Se os limites forem excedidos, o sistema canaliza o ar condicionado para o modo de recirculação de ar. Um conceito de filtro de duas fases pode filtrar adicionalmente partículas finas de pó e uma grande percentagem de poluentes contidos no ar.

Atualizações significativas do equipamento de série

O equipamento de série do novo GLC Coupé já inclui a versão  AVANTGARDE, entre outras funcionalidades. Este inclui ecrãs de grandes dimensões, integração de smartphone, carregamento sem fios de smartphone e aquecimento dos bancos do condutor e dos passageiros. Adicionalmente, a lógica do pack de equipamento foi consideravelmente simplificada. Os equipamentos que no passado eram frequentemente combinados pelos clientes são agora oferecidos na forma de packs de equipamento. No que diz respeito às opções de design, como a pintura, os estofos, o revestimento e as jantes, os nossos clientes podem configurar os seus veículos individualmente tal como anteriormente.

 Motores: unidades de quatro cilindros eletrificadas

O novo GLC Coupé está disponível com cadeia cinemática eletrificada. As unidades híbridas parciais incluem motor de arranque / alternador integrado (ISG) de segunda geração e um sistema elétrico de bordo de 48 V. O motor de arranque / alternador integrado nas versões híbridas parciais apoia o motor de combustão especialmente na gama de baixa rotação. Complementado pelo turbocompressor, este conceito permite fornecer uma potência excecional. O sistema elétrico de bordo de 48 V apoia as funções híbridas como a circulação em roda livre, potência suplementar e recuperação de energia, aumentando desta forma a eficiência. Os motores também são ligados rápida e confortavelmente com o auxílio do ISG, sendo a função start/stop praticamente impercetível para o condutor.

Estão disponíveis ainda três versões híbridas plug-in, que fornecem uma autonomia elétrica suficiente para as viagens normais do dia a dia em modo puramente elétrico. O aperfeiçoado programa da transmissão híbrido reserva o modo de condução elétrica para os troços mais adequados do percurso. Por exemplo, é dada prioridade à condução em modo elétrico nas viagens em zonas urbanas. Independentemente de se tratar de um modelo equipado com motor a gasolina ou diesel, todas as versões híbridas plug-in são extremamente eficientes e dinâmicas.

 O simulador de autonomia: um indicador da autonomia elétrica individual

Para muitos clientes, a autonomia elétrica é um fator importante no momento de decisão da compra de um veículo eletrificado. O simulador de autonomia do novo GLC Coupé considera fatores externos como a temperatura ambiente, o perfil de condução e os requisitos de aquecimento ou de arrefecimento. Isto permite esclarecer quais as condições que influenciam a variação da autonomia elétrica real em relação ao valor certificado.

Uma experiência de condução notoriamente mais elétrica

A elevada densidade de potência da cadeia cinemática híbrida é proporcionada por um motor síncrono de rotor interno com excitação permanente. O binário máximo do motor elétrico está disponível logo à rotação igual a zero, resultando numa elevada agilidade durante o arranque, juntamente com uma condução dinâmica. A potência elétrica total está disponível até à velocidade do veículo de 140 km/h. No novo GLC Coupé, a Mercedes-Benz utiliza um servofreio eletromecânico. Este controla automaticamente a transição flexível entre a travagem hidráulica e a recuperação de energia em função da situação de condução, para assegurar a recuperação de energia e o desempenho da travagem ótimos em qualquer momento. Como resultado, a potência de recuperação máxima de até 100 kW é alcançada mais frequentemente.

A bateria de alta tensão é um desenvolvimento interno pela própria Mercedes-Benz. Tem uma capacidade de armazenamento de energia de 31.2 kWh. A partir do estado de totalmente descarregada, o carregamento completo com o opcional carregador 60 kW DC é concluído em cerca de 30 minutos. O GLC Coupé está equipado de série com um carregador trifásico AC de 11 kW de potência.

Suspensão: agilidade e segurança

O sistema de suspensão concebido para um comportamento dinâmico do novo GLC Coupé é baseado numa nova suspensão dianteira de quatro braços e uma suspensão independente traseira multi-link instalada numa subestrutura. Os modelos estão equipados de série com suspensão pneumática AIRMATIC e a direção ativa do eixo traseiro com um ângulo da direção de 4.5°. A suspensão AIRMATIC fornece um amortecimento continuamente ajustável nas fases de compressão e de retorno dos amortecedores.

Sistemas de assistência: conforto e segurança

A última geração do pack assistência à condução Plus[2] integra funções adicionais e aperfeiçoadas. Estas reduzem o esforço do condutor em situações do dia a dia, para uma condução mais confortável e segura. Em situações de perigo, os sistemas podem responder perante colisões iminentes se a situação o exigir. Por exemplo, o assistente ativo de distância DISTRONIC pode manter uma distância pré-definida para o veículo à frente em todos os tipos de estrada, designadamente vias rápidas, estradas nacionais ou estradas municipais. O limite de velocidade atual pode ser selecionado como velocidade definida com o simples pressionar de um botão. O assistente ativo de travagem utiliza os sensores instalados no veículo para detetar colisões iminentes com veículos em trânsito perpendicular ou em sentido contrário, ou colisões traseiras em veículos que circulam no mesmo sentido. Em caso de perigo, o sistema pode emitir um alerta acústico e visual. Se o condutor não efetuar uma travagem suficientemente forte, o sistema também pode assistir aumentando adequadamente a força da travagem ou iniciar uma travagem de emergência. Uma das novas funções do Assistente Ativo da Direção é a deteção de faixa de rodagem com uma câmara de 360 graus adicional, que oferece vantagens especialmente a baixa velocidade, por exemplo, durante a formação de um corredor de emergência. As funções de aviso de sinal de stop e de semáforo vermelho do Assistente de Reconhecimento de Sinais de Trânsito são novas.

Sistemas de estacionamento sofisticados para assistir durante manobras lentas

Graças aos sensores de maior capacidade, os sistemas de estacionamento podem assistir melhor o condutor durante as manobras. A integração dos sensores no MBUX torna a utilização mais intuitiva e fornece apoio através de imagens. A opcional direção do eixo traseiro está integrada no assistente de estacionamento e as trajetórias do veículo são calculadas em conformidade. As funções de travagem de emergência servem também para proteger outros utentes da estrada e desta forma aumentar a segurança na estrada.

O novo pack Parking com câmara de 360° está disponível como equipamento opcional. Inclui também a função “capot transparente” e as funções do assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC. A visibilidade a 360 graus e a assistência ao estacionamento torna as manobras mais fáceis: o ecrã central mostra claramente a zona circundante imediata. Quatro câmaras (dianteira, traseira, ambos os lados) fornecem imagens que são combinadas numa vista panorâmica virtual de 360°. Além disso, a imagem mostra os diferentes ângulos de visão, como o dianteiro, o traseiro ou o modo reboque. Os condutores decidem se devem utilizar os ecrãs para eles próprios estacionarem o veículo ou se devem deixar o assistente de estacionamento assumir o controlo. O Assistente de Memória de Estacionamento está disponível como equipamento opcional. Este sistema memoriza os locais de estacionamento e as manobras, por exemplo, para entrar e sair da garagem. Após o processo de aprendizagem ter sido concluído, o sistema permite que o condutor ao volante escolha se o veículo deve efetuar o processo de estacionamento automático. Se forem detetados obstáculos, o sistema interrompe o processo até serem removidos.

DIGITAL LIGHT: extremamente brilhante com funções de projeção opcionais

O novo GLC Coupé está equipado de série com faróis LED High Performance. Os faróis DIGITAL LIGHT estão disponíveis como opção. A luz é criada por uma matriz de LEDs nos faróis que podem ser controladas individualmente. Isto permite controlar e distribuir específica e dinamicamente a luz em resposta às condições atuais. O resultado é uma excelente visibilidade para o condutor sem prejudicar a dos outros utentes da estrada. Os faróis DIGITAL LIGHT com função de projeção estão disponíveis como equipamento opcional. Este sistema oferece segurança adicional ao condutor e permite comunicar com outros utentes da via. Por exemplo, pode tornar a condução mais segura com a projeção de marcas rodoviárias, símbolos e animações na estrada. A tecnologia inteligente destaca os pedestres em zonas de perigo com a função projetor e clarifica a posição dos mesmos com pontos de direção projetados. É indicado um símbolo de aviso se o condutor entrar em sentido contrário em vias rápidas, autoestradas ou numa estrada de sentido único. O mesmo símbolo é apresentado antes de o veículo passar por semáforos vermelhos ou sinais de stop.

Sobre a colina e o vale: fora de estrada com o GLC Coupé

Tal como o antecessor, o novo GLC Coupé também é apropriado para condução fora de estrada e está equipado com inúmeras novas funcionalidades e sistemas concebidos para esse tipo de utilização. O equipamento de série inclui um modo de condução fora de estrada e o DSR (Downhill Speed Regulation). Os modelos plug-in permitem conduzir fora de estrada em modo totalmente elétrico. Com o binário total do motor elétrico de 440 Nm disponível à rotação zero, a sua potência é fácil de controlar em qualquer circunstância. Isto permite uma condução extremamente rigorosa e controlada mesmo em terrenos difíceis. Adicionalmente, como o motor elétrico só consome energia elétrica quando fornece propulsão ao veículo, os requisitos de energia serão baixos às velocidades normais de condução fora de estrada. Como resultado, é possível obter uma longa autonomia em modo elétrico mesmo em terrenos difíceis.

Em modo "off-road", o GLC Coupé com câmara de 360° ativa a função “capot transparente”. O ecrã central mostra uma vista virtual da zona inferior à frente do veículo, incluindo as rodas dianteiras e a posição da direção. Isto permite ao condutor reconhecer obstáculos fácil e antecipadamente, como pedras de grandes dimensões ou poças de água profundas.

O modo do ecrã off-road utiliza os dois ecrãs para uma apresentação clara da informação, dos controlos e das funções fundamentais para a condução fora de estrada. Entre outros, o ecrã do condutor mostra a inclinação, o gradiente, a topografia do terreno, as coordenadas geográficas, uma bússola, bem como a velocidade e a rotação do motor de combustão se estiver ligado. O ecrã central mostra a posição atual no terreno bem como o ângulo da direção das rodas dianteiras. Se o veículo estiver equipado com direção do eixo traseiro, também mostra a direção das rodas traseiras. Todas as funções relevantes para a condução fora de estrada podem ser controladas facilmente num único ecrã.

O pack engineering (de série) com suspensão pneumática AIRMATIC, incluindo o controlo da altura e a direção do eixo traseiro, também oferece as vantagens adicionais a nível de conforto durante a condução fora de estrada. Por exemplo, a suspensão pneumática AIRMATIC permite uma elevada distância ao solo em condução fora de estrada, independentemente da carga transportada, e um longo curso da suspensão para a melhor tração possível. A direção do eixo traseiro aumenta ainda mais a capacidade de manobra fora de estrada.

Uma novidade no GLC Coupé é o menu reboque e o planeador de percurso com reboque para o sistema de navegação. No ecrã central, podem ser planeados percursos apropriados para uma condução com o reboque previamente definido. Esta função considera as larguras e as alturas permitidas ao longo do percurso, entre outros aspetos. Logo que o gancho de reboque seja engatado e a ligação elétrica seja estabelecida, o planeado de percurso com reboque solicita informação ao condutor através do MBUX. Está acoplado um pequeno reboque ao veículo? Ou algo de maiores dimensões, como uma caravana ou uma caixa de transporte de cavalos? Ou um suporte de bicicletas? O objetivo destas e de outras inovações e funções para a utilização do veículo com reboque acoplado consiste em tornar a condução com reboque o mais segura e agradável possível. O sistema de tração integral 4MATIC fornece uma tração excecional em qualquer superfície de estrada. Quando o veículo reboca um reboque, o programa ESP® Estabilização é ativado. Pode compensar desequilíbrios dinâmicos durante a condução.

O aperfeiçoado Assistente de Manobra do Reboque (opcional) no novo GLC Coupé torna as manobras com um reboque ainda mais fáceis, seguras e confortáveis. O sistema regula automaticamente o ângulo da direção do veículo até uma velocidade de 5 km/h, e até um gradiente de 15 por cento. Está também integrado no MBUX e a sua utilização é intuitiva. Além de estabilizar o veículo combinado durante as manobras de marcha-atrás, pela primeira vez o sistema pode também orientá-lo em torno de curvas definidas pelo condutor de até 90°. Direciona automaticamente o veículo e mantém o ângulo selecionado. Isto permite posicionar o reboque mais rigorosamente. O condutor também pode selecionar a função “puxar a direito” quando o reboque tiver alcançado a direção pretendida e for necessário efetuar marcha-atrás a direito. Todo o processo de manobra pode ser visualizado no ecrã central a partir das perspetivas das diferentes câmaras. As linhas dinâmicas mostram a trajetória e a largura do veículo.

 Elevado nível de segurança passiva

Seja com volante à direita ou à esquerda, com motor a gasolina, motor diesel ou como um híbrido plug-in: quando se trata de segurança em caso de colisão, todos os modelos cumprem os exigentes padrões de segurança da Mercedes.

Em conjunto com os conhecidos conceitos de proteção PRE-SAFE® contra colisões frontais e traseiras, o sistema PRE-SAFE® Impulse Side forma uma zona de deformação virtual em torno do veículo. Está disponível como opção com o pack assistente de condução Plus. Como só está disponível uma zona de deformação programada limitada no caso de uma colisão lateral, o sistema desloca o banco do condutor ou o banco do passageiro dianteiro, conforme o caso, no sentido do centro do veículo, afastando o respetivo ocupante da zona de perigo quando o sistema deteta uma colisão lateral iminente. Para esta finalidade, o sistema insufla as câmaras de ar nas almofadas laterais do encosto do banco dianteiro numa fração de segundo.

Em suma, o conceito de segurança do GLC Coupé baseia-se numa carroçaria inteligentemente projetada com um habitáculo particularmente rígido, estruturas de deformação programadas e interação entre os cintos de segurança, tensores dos cintos de segurança e sistemas de airbag. Além dos requisitos legais, o veículo também cumpre os requisitos e os critérios de teste da Mercedes-Benz derivados dos acidentes reais.

Os ocupantes são particularmente bem protegidos pela estrutura do veículo na eventualidade de uma colisão. O conceito dos painéis da carroçaria incorpora todas as áreas – estrutura dianteira, habitáculo, painéis laterais e conjunto do piso. Todos os elementos estruturais e as peças da carroçaria são projetados para suportar tensões através de uma combinação de materiais e de espessuras de parede apropriadas. O conceito geral origina uma distribuição homogénea das cargas e uma elevada absorção de energia, que resulta num moderado impacto nos ocupantes. Além disso, pode ser fornecido um espaço de proteção suficiente para os ocupantes. Modelos híbridos parciais:

 

   

GLC 200 4MATIC

GLC 300 4MATIC

GLC 220 d 4MATIC

GLC 300 d 4MATIC

Cilindrada

cm³

1.999

1.999

1.993

1.993

Potência máxima

kW/CV

150/204

190/258

145/197

198/269

à rotação do motor de

1/min

6.100

5.800

3.600

4.200

Potência elétrica suplementar

kW/CV

17/23

17/23

17/23

17/23

Binário máximo

Nm

320

400

440

550

Binário suplementar

Nm

200

200

200

200

Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)[3]

l/100 km

8,0-7,1

8,2-7,3

5,8-5,1

6,1-5,5

Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)3

g/km

182-162

185-165

152-135

160-145

Aceleração
0-100 km/h

s

7,9

6,3

8,1

6,4

Velocidade máxima

km/h

227

246

225

249

 

Modelos híbridos plug-in:

 

   

GLC 300 e 4MATIC

GLC 400 e 4MATIC

GLC 300 de 4MATIC

   

Motores a gasolina

Diesel

Cilindrada

cm³

1.999

1.999

1.993

Potência máxima, dos motores a gasolina/diesel

kW/CV

150/204

185/252

145/197

à rotação do motor de

1/min

6.100

5.800

3.600

Binário dos motores a gasolina/diesel

Nm

320

400

440

à rotação do motor de

1/min

2.000-4.000

2.000-3.200

1.800-2.800

Potência do motor elétrico

kW

100

100

100

Binário do motor elétrico

Nm

440

440

440

Potência do sistema

kW/CV

230/313

280/381

245/335

Binário do sistema

Nm

550

650

750

Capacidade máxima da bateria

kWh

31,2

31,2

31,2

Velocidade máxima

km/h

220

239

219

Velocidade máxima em modo elétrico

km/h

140

140

140

Aceleração
0-100 km/h

s

6,7

5,6

6,4

Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP)[4]

l/100 km

0,6-0,5

0,6-0,5

0,5-0,4

Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP)4

g/km

15,0-11,0

15,0-11,0

13,0-10,0

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP)4

kWh/100 km

22,4-20,2

22,4-20,2

22,7-20,3

Autonomia elétrica em ciclo combinado (WLTP)4

km

119-131

119-131

113-130

Marcação de Serviço

Serviço de Revisão de Ligeiros de Passageiros, smart ou Vans.

Marcação de Test-Drive

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