SUV compacto desportivo com inúmeras inovações: o novo Mercedes-Benz GLA
22/03/2023
A Mercedes-Benz está a atualizar significativamente o modelo compacto GLA SUV com inúmeras inovações e equipamento de série mais extenso. A nova grelha do radiador com lamelas verticais e horizontais confere um carácter mais imponente ao modelo. Além disso, o capot com cúpulas discretas salienta a aparência autoconfiante. O novo desenho do para-choques dianteiro com proteção inferior simulada revela que o GLA tem genes de modelo todo-o-terreno.
A este pormenor acrescenta-se a assinatura de iluminação mais moderna dos faróis dianteiros LED High Performance de série e os farolins traseiros em LED. A Mercedes-Benz está a alargar o leque de opções com a nova pintura Azul Spectral e quatro modelos de jantes adicionais. Na linha de equipamento base, o novo GLA vem equipado com jantes de liga leve de 17 polegadas e cinco raios duplos, com acabamento em preto brilhante. Como opção estão também disponíveis jantes de 18 a 20 polegadas.
Os dois ecrãs independentes são um dos destaques do interior significativamente atualizado. O modelo inclui agora um ecrã de 7 polegadas e outro de 10.25 polegadas de série para o painel de instrumentos e ecrã multimédia respetivamente. Dois ecrãs de 10.25 polegadas que conferem uma aparência de ecrã largo estão disponíveis como opção. Oferecem uma experiência de alta tecnologia e criam uma arquitetura espacial aberta. O volante da atual geração é revestido em pele e é de série. Em alternativa, está disponível pele sintética ARTICO como opção. Pela primeira vez, o sistema de aquecimento do aro do volante está também disponível para a linha de equipamento AMG Line.
Lógica de equipamentos simplificada com extenso equipamento de série
O novo GLA está equipado com bancos de conforto de série. São revestidos em pele sintética ARTICO e tecido em preto. Opcionalmente estão também disponíveis em cinzento sage, uma cor da moda. A linha de equipamento Progressive oferece três cores para o interior: preto, bege macchiato e cinzento sage. Na linha de equipamento AMG Line, o revestimento de série dos bancos em pele ARTICO/microfibra MICROCUT está agora também disponível em castanho bahia. Estão disponíveis um total de quatro cores de estofos, na linha de equipamento AMG Line: preto, castanho bahia, cinzento sage e a nova cor vermelho pepper combinada com preto. O revestimento em tecido dos bancos de conforto é fabricado totalmente em materiais reciclados. No caso do revestimento dos bancos em ARTICO/MICROCUT, esta proporção é de 65 % no encosto do banco e de 85 % na almofada do banco.
A Mercedes-Benz atualizou significativamente o equipamento de série do GLA e adaptou ainda mais a lógica da oferta precisamente de acordo com as pretensões específicas dos clientes. Por exemplo, além do volante revestido em pele e dos faróis LED, o equipamento básico já inclui Assistente de Luzes de Máximos, uma câmara de marcha-trás e o pack USB. A partir da linha de equipamento Progressive, os clientes também recebem o pack Parking e o pack Espelhos. Outros equipamentos funcionais estão agrupados em packs de acordo com as escolhas habituais dos clientes. Em termos de características de design como as cores, o revestimento interior e exterior, as jantes, os clientes têm à disposição uma ampla seleção de equipamento para personalizarem os seus veículos.
Última geração do MBUX com operação intuitiva e software adaptativo
O GLA agora também integra a última geração do MBUX – com novo grafismo dos estilos de exibição: enquanto o estilo Clássico fornece toda a informação importante para o condutor, o estilo Desportivo impressiona com o conta-rotações dinâmico. Um estilo mais “Discreto” reduz a quantidade de informação ao essencial. Em combinação com os três modos Navegação, Assistência e Serviços mais os 10 mundos de cores da função Iluminação Ambiente, estão disponíveis inúmeras opções de individualização. Todas as funções anteriores como Multimédia, Telefone, Veículo etc., continua disponíveis. Podem ser convenientemente operadas através do ecrã tátil ou dos interruptores táteis no volante.
O sistema de telemática remodelado impressiona com um novo design e desempenho aperfeiçoado. Uma nova característica é a conectividade sem fios com smartphones através do Apple CarPlay ou do Android Auto. Para uma maior conectividade, o GLA está agora equipado com uma porta USB-C adicional e uma maior potência de carregamento por USB. Todas as portas USB são agora iluminadas.
Com a ativação dos serviços online na app Mercedes me[1], o assistente de voz inteligente tem agora uma maior capacidade de diálogo e de aprendizagem. O sistema fica a conhecer o condutor e lembra-se das configurações ou percursos habituais. No momento apropriado, sugere funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo – precisamente adaptadas à respetiva situação de condução. Naturalmente, o condutor poderá rejeitar esta sugestão com a função “Não sugerir agora”, ou eliminar permanentemente a sugestão com “Não sugerir novamente”. O veículo lembrar-se-á destas pretensões. Certas ações também podem ser iniciadas sem pronunciar” Olá Mercedes”. Adicionalmente, o assistente de voz pode explicar as funções do veículo. O guia de voz de itinerário "Tourguide" acrescenta dados de grande utilidade à informação sobre a viagem como parte do Assistente de Voz do MBUX dos serviços Mercedes me – inicialmente disponível exclusivamente na Alemanha. Quando o comando de voz “Olá Mercedes, inicia a orientação do itinerário” é pronunciado, o sistema de informação e de entretenimento do MBUX lê os factos interessantes sobre locais de interesse ao longo do percurso. O sistema responde a aproximadamente 3,400 sinais castanhos ao longo das vias rápidas e autoestradas da Alemanha.
O opcional sistema de som surround Burmester®, em combinação com a última geração do MBUX, inclui agora a tecnologia de som envolvente Dolby Atmos que acrescenta espaço, clareza e profundidade à música. Além disso, a tecnologia Dolby Atmos adapta-se a qualquer ambiente de reprodução, o que significa que os apreciadores podem ouvir música com uma clareza incomparável que corresponde à visão original do artista aquando em estúdio.
Extra digital: novos minijogos
Com o opcional pack Individualização[2] para os serviços Mercedes me connect, um novo extra digital está também a fazer o seu caminho para o GLA. Uma seleção de minijogos especialmente desenvolvidos para ecrãs táteis e os botões de controlo táteis no volante tornam o SUV compacto numa consola de jogos móvel. Os condutores que pretendam fazer uma paragem para carregamento, por exemplo, podem jogar sozinhos ou competir com os seus passageiros. Atualmente estão disponíveis jogos clássicos como o Sudoku, Shuffle Puck, Pairs, Match 3 e um questionário.
Os novos modelos GLA também foram melhorados em termos de sistemas de assistência de segurança. Uma atualização do pack Assistência à Condução permite um controlo mais confortável do Assistente de Faixa de Rodagem através do Controlo Ativo da Direção. A próxima geração do pack Parking também suporta o estacionamento longitudinal. E oferece uma visualização a 360 graus para o estacionamento assistido por câmara. O Assistente de Manobra do Reboque também está disponível pela primeira vez para o GLA. Facilita as manobras de marcha-atrás com o apoio da câmara. Como pré-requisito, o veículo deve estar equipado com gancho de reboque, ESP® de estabilização do reboque e pack Parking com câmara de 360 graus.
Gama alargada de opções de cadeia cinemática eletrificada
Para reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões, a gama de motores a gasolina do novo GLA foi totalmente eletrificada. A gama inclui motores de quatro cilindros com caixa de velocidades de dupla embraiagem de sete ou oito relações como equipamento de série. As versões híbridas parciais estão equipadas com sistema elétrico de bordo de 48 V adicional para o motor de arranque / alternador. A sua potência suplementar de 10 kW disponível por breves momentos confere ao modelo uma maior agilidade durante o arranque. O motor de arranque / alternador também permite aumentar o conforto: além da baixa vibração e do baixo ruído durante o arranque do motor de combustão, também permite circular em roda livre com o motor de combustão desligado. Além disso, durante as manobras de travagem e de aceleração, o motor de arranque/alternador recupera energia e desta forma alimenta o sistema elétrico de bordo de 12 V e a bateria de 48 V.
Mais potência e autonomia para o híbrido plug-in
A cadeia cinemática híbrida plug-in adicionalmente desenvolvida do GLA 250 e (valores provisórios: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 1.4-1.1 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas: 31-24 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado: 23.8-21.1 kWh/100 km)[3] marca pontos acima de tudo pelo seu maior desempenho. A maior percentagem de energia útil da bateria de alta tensão aperfeiçoada também dá origem a uma maior autonomia elétrica. A potência do motor elétrico foi aumentada em 5 kW para 80 kW, enquanto a potência do sistema permanece igual. Para carregar a bateria continuam disponíveis três opções: além da potência de 3.7 kW de série, a bateria aperfeiçoada pode agora ser carregada opcionalmente com corrente alternada com uma potência de até 11 kW. Adicionalmente, é possível carregar a bateria com corrente contínua com uma potência de até 22 kW. Esta solução permite reduzir os tempos de carregamento. A Mercedes-Benz também atualizou a informação das funções híbridas na unidade principal.
O motor diesel de 2.0 litros e quatro cilindros combina funcionamento suave, com uma entrega espontânea de potência e um baixo consumo de combustível. Está disponível em três níveis de potência e de binário. O motor está equipado com sobrealimentação de uma fase fornecida por um turbocompressor de geometria variável. A cabeça e o bloco do motor são construídos em alumínio. O revestimento NANOSLIDE® dos cilindros desenvolvido pela Mercedes-Benz reduz o atrito entre as paredes dos cilindros e os êmbolos de aço. Isto permite reduzir o consumo de combustível e as emissões.
Resumo dos dados técnicos dos motores[4]:
Híbrido plug-in | GLA 250 e | |
Cilindrada |
cm³ |
1.332 |
Potência máxima do motor a gasolina |
kW/CV |
120/163 |
às |
1/min |
5.500 |
Binário máximo do motor a gasolina |
Nm |
270 |
Potência máxima do motor elétrico |
kW/CV |
80/109 |
Binário máximo do motor elétrico |
Nm |
300 |
Potência do sistema |
kW/CV |
160/218 |
Binário do sistema |
Nm |
450 |
Capacidade nominal da bateria |
kWh |
11,5 |
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP provisório) |
l/100 km |
1,4-1,1 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP provisório) |
g/km |
31-24 |
Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP provisório) |
kWh/100 km |
23,8-21,1 |
Autonomia elétrica (WLTP provisório) |
km |
62-70 |
Motor a gasolina | GLA 200 | |
Cilindrada |
cm³ |
1.332 |
Potência máxima |
kW/CV |
120/163 |
às |
1/min |
5.500 |
Potência suplementar |
kW/CV |
10/14 |
Binário máximo |
Nm |
270 |
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP provisório) |
l/100 km |
7,3-6,6 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP provisório) |
g/km |
167-151 |
Diesel | GLA 180 d | GLA 200 d | GLA 220 d 4MATIC |
|
Cilindrada |
cm³ |
1.950 | 1.950 | 1.950 |
Potência máxima |
kW/CV |
85/116 | 110/150 | 140/190 |
às |
1/min |
3.400 | 3.400 | 3.800 |
Binário máximo |
Nm |
280 | 320 | 400 |
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP provisório) |
l/100 km |
5,9-5,3 | 5,9-5,3 | 6,2-5,6 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP provisório) |
g/km |
154-140 | 154-140 | 164-148 |