Vendas do segundo trimestre da Mercedes-Benz: forte procura num ambiente desafiante
21/07/2022
- As vendas da Mercedes-Benz entre abril e junho atingiram as 490,000 unidades (-16%)
- A procura por veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz permanece elevada com elevado volume de encomendas
- As vendas permanecem limitadas pela escassez de semicondutores e por condicionantes logísticas relacionados com as medidas de confinamento devido à COVID-19
- As vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) praticamente duplicaram para 23.500 unidades (+90%)
- O crescimento da quota de veículos elétricos (BEV) continua com a produção do EQE em curso e com o início das vendas do SUV EQS no segundo semestre de 2022
- As vendas do segundo trimestre da Mercedes-Maybach atingiram um máximo histórico de 4.400 unidades (+25%)
As vendas de veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz atingiram as 490.000 unidades (-16%) entre abril e junho em resultado da escassez de semicondutores e por estrangulamentos logísticos relacionados com as medidas de confinamento devido à COVID-19. A procura manteve-se elevada em todas as regiões e segmentos, particularmente no que diz respeito à categoria Luxo Topo de Gama e a veículos elétricos.
A marca Mercedes-Benz continua a aumentar a produção e venda de veículos elétricos. No segundo trimestre, as vendas da marca Mercedes-EQ praticamente duplicaram para 23.500 unidades (+90%) enquanto as entregas de modelos xEV (PHEV e BEV incluindo a marca smart) atingiram as 65.400 unidades (+2%). Durante o primeiro semestre de 2022, as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) aumentaram 134% para 45.400 unidades pois os modelos de grande volume de produção como o EQE começaram a sair da linha de produção. As entregas de modelos xEVs atingiram as 139.600 unidades em todo o mundo (+14%) durante o mesmo período.
Luxo Topo de Gama
As vendas na categoria Luxo Topo de Gama (Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Classe G, Classe S, GLS e EQS) atingiram as 71.900 unidades (-16%), com diminuição nas entregas em grande parte devido às restrições de fornecimento de semicondutores.
A Mercedes-Maybach forneceu 4.400 veículos, alcançando o seu melhor registo de sempre num segundo trimestre (+25%). O Classe S atingiu o seu melhor registo de vendas de sempre no segundo trimestre, com 21.700 unidades, enquanto as vendas do EQS atingiram as 8.500 unidades no primeiro semestre do ano, realçando o potencial adicional de vendas do modelo elétrico.
Recentemente, a Mercedes-Benz tornou-se o primeiro fabricante automóvel do mundo a iniciar a comercialização de um sistema de condução automatizada condicional (SAE Nível 3). O sistema DRIVE PILOT foi disponibilizado aos clientes do Classe S e do EQS na Alemanha.
Luxo Essencial
As vendas na categoria Luxo Essencial, que incluem o Classe C e o Classe E, atingiram as 275.900 unidades (-6%). Os modelos Mercedes-Benz mais vendidos continuam a ser o GLC e o Classe C, com 82.400 (-4%) e 84.900 (+5%) unidades no segundo trimestre. Apesar de já ter sucessor anunciado (link), as vendas do GLC atingiram o seu nível mais elevado de sempre do mês de junho e registaram também o seu melhor segundo trimestre de sempre nos Estados Unidos da América.
Luxo de Entrada na Marca
As vendas na categoria Luxo de Entrada na Marca atingiram as 132.600 unidades (-32%). Para a Mercedes-Benz, a transição para os veículos elétricos neste segmento está a ganhar ritmo, com os modelos BEV a representarem 14% das vendas totais, um crescimento de 50% face ao trimestre do ano anterior. As entregas do EQA tiveram um crescimento superior a 50% para 7.000 unidades enquanto o EQB totalmente elétrico registou um trimestre muito forte com a venda de 5.500 unidades em todo o mundo.
Vendas unitárias de veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz por região e mercado
As vendas na Ásia diminuíram 20% no segundo trimestre em resultado das medidas de confinamento devido à COVID-19, mas recuperaram em junho, com uma subida de 40% na China face aos níveis do mês de maio.
Na Europa, as vendas atingiram os 154.300 veículos (-10%) com a Alemanha a representar 50.600 unidades (-4%). Quase um em cada três veículos vendidos na Europa no primeiro semestre de 2022 foi um modelo do segmento xEV (30%). Em França e na Holanda, 39% e 43% dos clientes respetivamente optaram por um veículo BEV ou híbrido da Mercedes-Benz.
As vendas na região da América do Norte totalizaram 91.000 unidades (-3%), com 79.100 veículos ligeiros de passageiros (-4%) a serem entregues a clientes nos EUA. No primeiro semestre de 2022, um em cada dez veículos vendidos nos Estados Unidos foi da marca Mercedes-AMG.
Notas:
Neste documento, salvo indicação em contrário, Mercedes-Benz representa a marca de veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz. As vendas da Mercedes-Benz por região e mercado representam apenas uma descrição parcial das vendas unitárias totais da Mercedes-Benz. Um modelo pode estar indicado em diferentes segmentos. Não existe duplicação de contagem dos modelos no que diz respeito às vendas unitárias totais da Mercedes-Benz. O período de comparação das variações percentuais indicadas neste documento corresponde ao respetivo período homólogo do ano anterior, salvo indicação em contrário. O termo “encomendas” neste documento refere-se às encomendas recebidas dos clientes finais bem como dos distribuidores nacionais da Mercedes-Benz AG.
Norma SAE Nível 3: a função de condução autónoma assume certas tarefas de condução. Contudo, ainda continua a necessitar de um condutor. O condutor deve estar permanentemente preparado para assumir o controlo quando for solicitado pelo veículo para intervir.